No Rio, Paes (DEM) tem 54%, e Crivella (Republicanos), 21%

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

A primeira pesquisa Datafolha no segundo turno da eleição para à Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro mostra Eduardo Paes (DEM) na liderança, com larga vantagem sobre Marcelo Crivella (Republicanos). Paes tem 54% das intenções de voto ante 21% de Crivella, um quarto dos eleitores (22%) pretende votar em branco ou nulo e 3% não opinaram.

Paes amplia sua vantagem sobre Crivella entre as mulheres (58% ante 17%), entre os que têm 60 anos ou mais (62% ante 21%), entre os mais instruídos (60% ante 15%), entre os que possuem renda familiar mensal de mais de 10 salários mínimos (70% ante 10%), entre os funcionários públicos (65% ante 11%), entre os católicos (68% ante 10%) e entre os simpatizantes do PT (72% ante 11%).

Paes recebe maior apoio dos eleitores de Martha Rocha (PDT) e de Benedita da Silva (PT), respectivamente, terceira e quarta colocadas no primeiro turno, do que Crivella: 64% ante 10%, entre os eleitores da candidata do PDT, e 68% ante 8%, entre os eleitores da petista. Por sua vez, Crivella lidera entre os evangélicos (46% ante 29% de Paes).

Nesse levantamento, nos dias 17 e 18 de novembro de 2020, foram realizadas 1.064 entrevistas presenciais, com eleitores da cidade do Rio de Janeiro de 16 anos ou mais, de todas as regiões da cidade. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.

Nos votos válidos, Paes alcança 71% e Crivella, 29%. No resultado do primeiro turno da eleição, o democrata superou o republicano por uma diferença de 15 pontos: 37% a 22% (TSE). Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulo e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

Da parcela de eleitores que pretendem votar em algum candidato dos candidatos, 71% informaram corretamente o número de urna do candidato, já, 20% não souberam informar o número e 2% mencionaram um número incorreto. Há ainda 7% que pretendem anular o voto, mas não souberam informar qual número devem digitar na urna eletrônica.

A taxa de conhecimento do número de urna do candidato entre os eleitores de Paes e Crivella é a mesma, 72%, para cada um.