84% são a favor de CPI para investigar denúncias de corrupção no governo FHC

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A ampla maioria dos brasileiros (84%) é a favor da convocação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) pelo Congresso Nacional para investigar as denúncias de corrupção no governo Fernando Henrique Cardoso. São contrários à convocação de uma CPI 8%; demonstram-se indiferentes 2%. A taxa dos que apoiam a convocação da CPI chega a 90% entre os que tomaram conhecimento das denúncias de casos de corrupção no governo feitas pelo senador Antonio Carlos Magalhães. Entre os que não tomaram conhecimento das denúncias essa taxa é de 76% - não souberam responder 11% desses entrevistados.

Tal opinião favorável à CPI reflete a convicção de 71% de brasileiros que acham que existe corrupção no Governo Federal. Acham que não existe corrupção 13%; não souberam responder à questão 16%.

Para cerca de um terço (31%) o presidente Fernando Henrique Cardoso tem muita responsabilidade nesses casos de corrupção; cerca de metade (49%) acha que ele tem um pouco de responsabilidade e 12% isentam o presidente de responsabilidade nesses casos de corrupção. Não souberam dizer se o presidente tem ou não responsabilidade nesses casos de corrupção 8%.

Entre os que tomaram conhecimento das denúncias contra o governo e se dizem bem informados sobre o assunto chega a 50% a taxa dos que acham que o presidente tem muita responsabilidade nesses casos.

A maioria (56%) acha que Fernando Henrique Cardoso não tem combatido a corrupção durante seu governo. Para 35% o presidente tem combatido a corrupção; não souberam opinar 9%. Entre os simpatizantes do PT chega a 68% a taxa dos que acham que o presidente não tem combatido a corrupção.

Mesmo entre os simpatizantes de seu partido, o PSDB, chega a cerca de metade dos entrevistados (49%) que acham que ele não tem combatido a corrupção.

Tomaram conhecimento das denúncias de Antonio Carlos Magalhães 55%, dos quais 9% se dizem bem informados, 33% mais ou menos informados e 13% mal informados sobre o assunto. Não tomaram conhecimento das denúncias 45%.