Monitoramento em 20 ruas mostra que em apenas 4 a varrição é completa

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O monitoramento da varrição de 20 ruas da cidade de São Paulo realizado pelo Datafolha nos dias 9 e 10 de maio revela que apenas a empresa Enterpa, responsável pela varrição de ruas de três agrupamentos de bairros, realizou as varrições previstas em contrato com a Prefeitura, em dois de seus agrupamentos.

No lote que abrange a avenida Domingos de Morais (entre as ruas Madre Cabrini e Monsenhor Mario Vicente) e rua Jequitibás (entre as avenidas George Cobisier e Eng. Armando de Arruda Pereira) e no lote formado pelo Largo de Pinheiros e avenida Vital Brasil, entre a rua Santa Rosa Junior e o Instituto Butantan, houve varrição além do previsto.

Todavia, observa-se que há desigualdade de varrição entre cada lote, ou seja, enquanto houve uma varrição a mais para o trecho da rua Jequitibás, o trajeto da avenida Domingos de Morais deixou de ser varrido uma vez no segundo dia. Para o lote formado pelo Largo de Pinheiros e avenida Vital Brasil, ocorreu a mesma situação. Enquanto houve uma varrição a mais no Largo de Pinheiros, no segundo dia de monitoramento não houve varrição na avenida Vital Brasil.

Já, em relação ao terceiro lote de responsabilidade de varrição pela Enterpa, verifica-se que a cota de varredura diária não foi cumprida nas ruas monitoradas. Para o Largo Treze de Maio são previstas 3 varrições por dia, sendo que houve uma varrição completa nos dois dias monitorados. Já, na Estrada de Campo Limpo - entre as ruas Batista Crespo e avenida Carlos Lacerda, são previstas 2 varrições diárias. No primeiro dia de monitoramento essa cota foi cumprida, porém no segundo dia só houve uma varrição completa.

O "pior" desempenho foi verificado para a empresa Vega, responsável pela varrição das ruas da região central e nos bairros pertencentes à Administração da Lapa.

Na avenida Mercúrio, região central - entre as ruas do Gasômetro e Cantareira, próximo à sede da Prefeitura, onde estão previstas 8 varrições diárias completas, as equipes de garis varreram apenas pequenos trechos repetidas vezes, especialmente as calçadas entre os números 318 e 370, onde há uma grande concentração de descascadores de alho e cebola e deixaram de varrer outros trechos.

No Viaduto Vacareí, em frente à Câmara Municipal, cuja responsabilidade de varrição também é da empresa Vega, estão previstas 8 varrições diárias. Entretanto o Datafolha só detectou um varrição completa em cada dia monitorado. Houve outra varrição, porém os garis só varreram as guias laterais, deixando de varrer o canteiro central.

A mesma situação ocorreu na rua Nossa Senhora da Lapa, entre as ruas Clélia e Gauicurus, cuja responsabilidade pela varrição também é da empresa Vega. Nesse trecho monitorado a presença de garis é constante, porém só ocorre a varredura de pequenos trechos repetidas vezes e em nenhum instante ocorreu a varrição completa.

Das 20 ruas monitoradas, 4 já haviam sido monitoradas pelo Datafolha, em janeiro de 1998. Comparando-se os resultados atuais com os verificados no monitoramento anterior, observa-se que, de um modo geral, as empresas continuam descumprindo o número de varrições previstas.

Em 1998 eram previstas 8 varrições diárias para o trecho da avenida Mercúrio e em três dias de monitoramento só ocorreu uma varrição completa. Dessa vez não houve nenhuma em dois dias de acompanhamento.

No trecho da rua Barão de Duprat, entre a rua Cav. Basílio Jafet e avenida Senador Queiroz, atualmente são previstas 10 varrições diárias. No entanto, o Datafolha só detectou 4 varrições completas no primeiro dia e 2 varrições no segundo. No monitoramento anterior, também eram previstas 10 varrições diárias para esse trajeto e ocorreram 5 varrições no primeiro e terceiro dia e 3 varrições no segundo dia.

Em janeiro de 1998, eram previstas 8 varrições diárias no viaduto Jacareí e de acordo com o monitoramento feito à época ocorreram, em média, 2,6 varrições diárias. Atualmente o número de varrições diárias permanece o mesmo, no entanto só ocorreu uma varrição completa em cada dia monitorado.

Outro trecho que foi avaliado pelo Datafolha em 1998 e que novamente foi monitorado é o trajeto da avenida Sapopemba, entre as ruas Padre Atílio e Obelisco. Há três anos eram previstas 2 varreduras diárias para esse trecho e de acordo com o levantamento à época só ocorreu uma varrição nos três dias de monitoramento. O número atual de varrição permanece o mesmo e o cumprimento da tarefa de varrição não sofreu alteração. Nos dias em que o Datafolha monitorou o trabalho dos garis nesse trajeto, só houve uma varrição diária por completo.