Prefeitos eleitos apresentam queda nas taxas de aprovação Prefeita Marta Suplicy (PT) recebe a menor nota média

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa realizada pelo Datafolha em nove capitais brasileiras entre os dias 25 e 26 de junho mostra que oito prefeitos receberam dos moradores de suas respectivas cidades nota média superior a cinco. A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), foi a que obteve a menor nota média (4,2), o que lhe confere a última colocação no ranking.

O ranking elaborado leva em consideração, em primeiro lugar, a nota média obtida que cada prefeito obteve. Em caso de empate, é considerado o índice de popularidade, que é a diferença entre a taxa de aprovação e a de reprovação, acrescida de 100 (para evitar a ocorrência de números negativos). O índice pode variar de 0 (reprovação total) a 200.(reprovação absoluta).

Na primeira posição está a prefeita de Florianópolis Angela Amin (PPB) que obteve desempenho superior aos demais prefeitos do ranking. A pepebista recebe dos moradores da capital catarinense nota média 7,0 e mesmo tendo caído quatro pontos percentuais na sua taxa de aprovação (passou de 72%, obtidos há seis meses, para os atuais 68%) conta com o maior índice de popularidade (158)

Na segunda posição está o prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy (PFL) que obtém 6,6 de nota média dos moradores da capital baiana e tem sua administração aprovada por 51% dos entrevistados e reprovada por 11%. Seu índice de popularidade é 140. Observa-se que apesar de Imbassahy estar na segunda posição do ranking, a taxa de aprovação à sua administração apresentou um queda significativa de quinze pontos percentuais em relação à avaliação da sua gestão feita no final do seu primeiro mandato, em dezembro de 2000. Na época, 66% dos moradores de Salvador aprovavam a administração de Imbassahy.

O petista Tarso Genro é o terceiro colocado do ranking, com nota média de 6,4 recebida dos moradores de Porto Alegre. A gestão de Tarso é aprovada por 52% dos moradores da capital gaúcha, considerada regular por 30% e reprovada por 11%. O seu índice de popularidade é de 141.

Cassio Taniguchi (PFL), prefeito de Curitiba, aparece na quarta colocação do ranking. O peefelista obtém nota média 5,8 e tem sua administração aprovada por 48% dos moradores da capital paranaense, contra 20% que a reprovam. Outros 30% a consideram regular. O índice de popularidade de Taniguchi é 128. Verifica-se que após seis do seu segundo mandato a taxa de aprovação ao seu governo caiu 14 pontos percentuais (de 62% para os atuais 48%).

Na quinta colocação está João Paulo (PT) prefeito de Recife, que apesar de receber nota média idêntica a Cássio Tanigucchi (5,8) tem índice de popularidade inferior (115) ao prefeito de Curitiba, uma vez que a taxa de aprovação do governo do petista é de 35% (contra 48% de Taniguchi) e a de reprovação é de 20% (mesma taxa obtido pelo prefeito de Curitiba).

O sexto colocado é Célio de Castro (sem partido), prefeito de Belo Horizonte, que recebe nota média 5,6 dos moradores da capital mineira. Castro tem sua gestão aprovada por 43% dos entrevistados de Belo Horizonte, 36% a consideram regular e 19% desaprovam. A diferença verificada entre a taxa de aprovação e de reprovação à sua administração, acrescido de 100, lhe conferem o índice de popularidade de 124.

Comparando-se os atuais resultados da avaliação da administração de Célio de Castro com os verificados no final do seu primeiro mandato observa-se que a taxa de aprovação caiu doze pontos percentuais (era 55%).

O carioca César Maia (PFL) ocupa a sétima colocação do ranking com nota média 5,2 recebida dos moradores da cidade do Rio de Janeiro. O peefelista tem seus primeiros seis meses de governo aprovado por 28% dos cariocas, 40% o consideram regular e 26% o reprovam. O índice de popularidade de Maia é de 102.

O prefeito de Fortaleza Juraci Magalhães (PMDB) ocupa a penúltima colocação do ranking. Ele obtém nota média 5,1 dos moradores da capital cearense. A sua gestão é considerara ótima ou boa por 32% dos entrevistados, 33% a avaliam como regular e 34% a reprovam. No final do seu primeiro mandato essas taxas eram de 52%, 29% e 17%, respectivamente. O atual índice de popularidade do peemedebista é de 98.

Na última colocação está a prefeita Marta Suplicy (PT). Aliás essa também era a posição do seu antecessor, o ex-prefeito Celso Pitta (PTN), no último ranking elaborado pelo Datafolha no final do ano passado. A nota média atribuída pelos moradores da cidade de São Paulo a Marta é 4,2 (Pitta obteve 1,8 no fim do mandato). A administração da petista é reprovada por 42% dos entrevistados, contra 20% que o aprovam. Outros 35% a consideram regular.