Roseana Sarney é a primeira colocada no ranking de 10 estados

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Aprovação ao governo de Geraldo Alckmin sobe sete pontos percentuais

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney que apareceu em segundo lugar na disputa pela presidência em 2002 é a líder do ranking de governadores desenvolvido pelo Datafolha em 9 estados e no Distrito Federal realizada entre os dias 12 e 14 de dezembro. A pefelista é aprovada pela maioria dos moradores de seu estado, 70% consideram seu governo ótimo ou bom, para 22% é regular e apenas 7% o reprovam. A nota média atribuída ao seu desempenho é 8,1, sendo que 39% dos maranhenses atribuíram nota dez ao desempenho de Roseana. O índice de popularidade da governadora é 163. Essa é a primeira vez que o estado do Maranhão é incluído no ranking de governadores, por esse motivo não é possível comparar os atuais resultados do ranking com os obtidos há seis meses.

Em segundo lugar aparece o governador do Ceará com nota média 7,5. Tasso Jereissati (PSDB) que suspendeu sua candidatura à presidência, depois de cinco anos e meio de mandato, é a aprovado por 63% dos cearenses, 25% o consideram regular e 9% o reprovam. Em relação à pesquisa realizada há seis meses, a avaliação positiva de Tasso subiu nove pontos percentuais (de 54% para 63%), a taxa dos que o avaliam como regular passou de 31% para 25% e o que reprovam seu desempenho passou de 12% para 9%. Desde o início de seu primeiro mandato, Tasso sempre obteve índices altos de aprovação, chegando a atingir 72% em dezembro de 1998, no final do seu primeiro mandato. O seu índice de popularidade é 154.

Anthony Garotinho (PSB), pré candidato à presidência, é o terceiro colocado, com nota média 7,2. O desempenho do governador carioca é aprovado por 62%, um terço (29%) o consideram regular e 9% o reprovam. Sua avaliação mantém-se estável desde junho de 2000. O seu índice de popularidade é 153.

O quarto colocado no ranking é Jarbas Vasconcelos (PMDB), governador de Pernambuco, apesar de obter a mesma nota média que o governador César Borges da Bahia, considerando-se o índice de popularidade como critério de desempate, o pernambucano fica na frente, já que atinge 136 contra 135 de César Borges.

Jarbas Vasconcelos, tem seu desempenho aprovado por metade dos pernambucanos (49%), enquanto 34% o consideram regular e 13% o reprovam. Sua avaliação vem se mantendo estável desde dezembro do ano passado.

César Borges aparece em quinto lugar com nota média 6,6. O governador pefelista é considerado ótimo ou bom por 46% dos moradores da Bahia, enquanto 35% o avaliam de forma regular e 11% o reprovam. César Borges que assumiu o cargo em abril de 1998 e foi reeleito era aprovado por 63% dos baianos em junho de 2000, em dezembro do mesmo ano sua taxa de avaliação positiva caiu oito pontos (de 63% para 55%), em junho de 2001 manteve-se em 55%.

Geraldo Alckmin que assumiu o governo paulista em março de 2001 é o sexto colocado no ranking, o peessedebista candidato à reeleição, obteve nota média 6,0. A aprovação à sua administração cresceu sete pontos percentuais em seis meses, passou de 34% para 41%, a taxa dos que o consideram regular caiu de 44% para 40% e os que o reprovam manteve-se em 14%. Seu índice de popularidade é 127.

Joaquim Roriz que está completando três anos de mandato ocupa o sétimo lugar no ranking, sua nota média é 5,9. Do total de moradores do Distrito Federal, 42% aprovam seu desempenho, um terço (33%) o considera regular e 23% o reprovam, em relação ao levantamento anterior a aprovação ao governo do peemedebista passou de 39% para 42%, esse é o melhor índice desde junho de 1999 quando foi feita a primeira pesquisa de avaliação de seu governo.

O pré candidato à presidência da República em 2002 pelo PMDB, Itamar Franco é o oitavo colocado. Itamar obteve nota média 5,8 entre os moradores de Minas Gerais. A aprovação ao governo de Itamar Franco caiu oito percentuais em seis meses. Em junho deste ano, 49% dos mineiros aprovavam seu desempenho, hoje são 41%, a parcela dos que o consideram regular oscilou de 35% para 37% e a dos que o reprovam subiu de 13% para 19%. O seu índice de popularidade é 122, era 136 em junho.

Dois governadores do Sul do país ocupam as últimas posições no ranking, Olívio Dutra (PT) do Rio Grande do Sul e Jaime Lerner (PFL) do Paraná obtiveram nota média idêntica: 4,8. Aplicando-se o critério de desempate, Dutra com índice 94 fica com a nona colocação e Lerner com 89 fica em último lugar.

Olívio Dutra que está completando três anos de governo, tem seu desempenho aprovado por 24% dos moradores de seu estado, 44% o consideram regular e um terço (30%) o reprova. Em relação ao levantamento anterior, sua avaliação positiva oscilou negativamente três pontos (de 27% para 24%) e a parcela dos que o consideram regular passou de 42% para 44%.

Em décimo lugar está o pefelista Jaime Lerner, que está em seu segundo mandato no Paraná. Para 26% dos paranaenses, Lerner está fazendo um governo ótimo ou bom, para 33% está sendo regular e 37% o consideram como ruim ou péssimo. Analisando-se o gráfico de evolução, pode-se notar que a reprovação ao governo Lerner vem crescendo e atinge agora seu maior índice desde março de 1995, nessa época apenas 6% reprovam o desempenho do governador, índice que se manteve abaixo dos 16% até o início de seu segundo mandato. Na primeira pesquisa realizada em 1999, 19% o reprovavam, seis meses depois essa taxa passou para 22%, depois pata 27% e chegou a 32 em junho deste ano. O seu índice de popularidade passou de 104 para 89.