Honestidade, experiência administrativa e proposta de governo são aspectos mais importantes na escolha de candidato a presidente

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A honestidade é uma característica fundamental na hora dos Brasileiros escolherem seu candidato a presidente. Para 88%, é muito importante que o candidato a presidente nunca tenha se envolvido em casos de corrupção e 74% afirmam que preferem um presidente que seja totalmente honesto, ainda que faça menos, do que um que faça muita coisa, mesmo que roube um pouco. A maioria (87%) também aponta a experiência administrativa como um fator muito importante na hora de escolher um candidato a presidente. O sexo do candidato não importa para a maioria: 59% não dão nenhuma importância ao fato dele ser do sexo masculino ou feminino. Acham muito importante que ele seja religioso 50% - cerca de um terço (32%) consideram a religiosidade um fator nada importante.

As opiniões se dividem quanto ao estado conjugal do candidato: para 41% é muito importante e para 43% não tem nenhuma importância que ele seja casado.

Cerca de metade (52%) dos Brasileiros afirma que a proposta de governo é o que conta mais na hora de escolher um candidato a presidente; para 36% o mais importante é a pessoa do candidato e apenas 7% citam como de maior importância o partido do presidenciável.

Um quarto (25%) dos Brasileiros não sabem dizer quem Fernando Henrique Cardoso apoiará para presidente em 2002.