43% acham que Roseana Sarney está envolvida em irregularidades

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Para 43% dos Brasileiros Roseana Sarney está envolvida nas irregularidades pelas quais sua empresa está sendo investigada pela Justiça e que levou à ação da Polícia Federal do Maranhão realizada na empresa da governadora no último dia 1º de março. Cerca de um terço (33%), no entanto, não sabem dizer se a governadora do Maranhão está envolvida ou não. Para 24% ela não tem envolvimento nessas irregularidades.

Entre os que tomaram conhecimento da operação realizada pela Polícia Federal para apreender documentos na empresa de Roseana e se dizem bem informados a respeito chega a 69% a taxa dos que acreditam no envolvimento da governadora. Essa taxa atinge 74% entre os Brasileiros com renda familiar mensal acima de R$ 3.600,00 ou 20 salários mínimos, e 65% entre os que têm nível superior de escolaridade. Entre os que pretendem votar na pefelista 51% acham que a candidata não está envolvida em irregularidades, enquanto 19% acreditam em seu envolvimento.

A maioria (59%) tomou conhecimento da ação da Polícia Federal na empresa de propriedade de Roseana Sarney e de seu marido, Jorge Murad. Destes, 11% se dizem bem informados, 34% mais ou menos informados e 15% mal informados a respeito. Não tomaram conhecimento do fato 41%.

Para 44% a operação policial foi realizada por ordem direta do governo, com intenção de prejudicar a candidatura de Roseana à presidência; essa taxa chega a 59% entre os que pretendem votar na pefelista. Na opinião de 32% a operação da Polícia Federal tratou-se de uma investigação policial, sem nenhuma interferência do governo e realizada por ordem da Justiça.

A grande maioria (86%) é a favor que a Justiça leve a investigação sobre a empresa de Roseana Sarney até o fim. Para 61% é isso que vai acontecer; por outro lado, 26% não acreditam no prosseguimento da investigação.

A maioria (56%) não tomou conhecimento do rompimento do PFL, partido de Roseana Sarney, com o governo Fernando Henrique Cardoso, atitude tomada pelo partido após a ação da Polícia Federal na empresa da governadora. Tomaram conhecimento do fato 44%, dos quais 10% se dizem bem informados, 24% mais ou menos informados e 9% mal informados a respeito.

Para 40% o PFL agiu bem ao deixar o governo; 33% acham que o partido agiu mal. Um quarto (25%), no entanto, não soube responder à indagação. Entre os que pretendem votar em Roseana para presidente chega a 48% a taxa dos que acham que o PFL agiu bem ao romper com o governo federal.

Para 43% a saída do PFL trará mais prejuízos do que benefícios para o governo Fernando Henrique Cardoso; para percentual similar (44%) o próprio partido será mais prejudicado do que beneficiado por sua atitude. Na opinião de 37% o rompimento do PFL com o governo federal trará mais prejuízos do que benefícios para o país, de uma maneira geral.

Entre os que afirmam simpatizar com o PFL, 51% acham que a saída do partido da aliança governista trará mais prejuízos do que benefícios para o governo Fernando Henrique Cardoso e 42% (13 pontos acima da média) acham que o partido será mais beneficiado do que prejudicado por sua atitude.

Cerca de um terço (31%) acha que Roseana Sarney será a pré-candidata mais prejudicada pela saída do PFL do governo; essa taxa chega a 47% entre os que tomaram conhecimento do rompimento e se dizem bem informados a respeito.

Para 23% José Serra será o maior beneficiado com a saída do PFL do governo; 21% acham que Lula será o pré-candidato que terá mais benefícios com a atitude do partido de Roseana Sarney.