52% acham que candidato a presidente deveria disputar eleição apenas com apoio de seu próprio partido

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Para 52% dos Brasileiros que optaram por um entre os possíveis candidatos à presidente na eleição de outubro, seu candidato deveria disputar o 1º turno apoiado apenas por seu próprio partido. Na opinião de 40% o candidato deveria procurar o apoio de outros partidos.

Entre os que votariam em Roseana Sarney 56% acham que a candidata deve disputar a eleição apoiada apenas por seu partido; entre os potenciais eleitores de Lula e de Anthonhy Garotinho essa taxa é de 53%. Entre os que votariam em José Serra 48% defendem a procura por apoio de outros partidos e 45% acham melhor que o candidato procure outros apoios.

Entre os que votariam em Lula, os partidos mais citados como aqueles a quem se deveria buscar apoio são o PMDB (24%) e o PDT (21%). O PL, de quem os petistas vem procurando o apoio para a eleição de outubro, é citado por 8%. Para 24% dos potenciais eleitores de Lula o candidato.

Por outro lado, os partidos mais citados pelos potenciais eleitores de Lula como aqueles aos quais o candidato não deveria procurar de jeito nenhum são o PSDB (24%) e o PFL (21%). O PMDB atinge 16% das citações.

Entre os que votariam em José Serra o PMDB (citado por 35%) e o PFL (31%) são os partidos mais citados, seguidos pelo PT (16%). Para 36% Serra não deveria procurar, sob nenhuma hipótese, o apoio do PT.

O PT também é o mais rejeitado pelos eleitores de Roseana Sarney: para 32% deles a candidata não deveria procurar o apoio dos petistas de jeito nenhum. Acham que ela deveria procurar o PMDB 24% e o PSDB 21%.

Os virtuais eleitores de Anthony Garotinho se dividem entre a busca pelo apoio do PT (20%), PMDB (18%), PSDB (17%) e PFL (13%). Para 28% o socialista não deveria procurar o apoio dos petistas.

Entre os potenciais eleitores de Ciro Gomes 33% acham que ele deveria fechar um acordo com o PMDB, e 23% com o PT; percentual semelhante (25%) acham, pelo contrário, que o PT não deveria ser procurado pelo pré-candidato do PPS.

O PT é o preferido para uma possível aliança de 19% dos que votariam em Itamar Franco. Rejeitam uma aliança com o PSDB 15%, e com o PT, 13%, dos potenciais eleitores de Itamar.

Entre os que votariam em Enéas 26% defendem uma aliança com o PT.

*44% defendem obrigatoriedade da repetição de aliança presidencial nos estados;
38% são contrários à medida*

As opiniões se dividem quanto à obrigatoriedade da adoção do voto vinculado pelos partidos: 44% são a favor que os partidos sejam obrigados a se aliarem, nas eleições para governadores, senadores e deputados, aos mesmos partidos aos quais se aliaram para a eleição presidencial. São contrários à essa obrigatoriedade 38%. São indiferentes à questão 8% e não souberam responder 9%.

Entre os eleitores de Itamar Franco e os de Enéas chega a 50% a taxa dos que são favoráveis à obrigatoriedade da reprodução, em nível estadual, da aliança para a eleição presidencial.

As opiniões são semelhantes quando se trata da escolha, por parte dos entrevistados, dos candidatos aos vários cargos em disputa em outubro (presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais): 44% afirmam que pretendem votar em candidatos de partidos diferentes, enquanto 43% preferem candidatos de um único partido.

Pretendem votar em um candidato de um único partido principalmente os que votariam hoje em Itamar Franco (54%), em Lula (51%) e em Enéas (49%). Preferem distribuir seus votos entre candidatos de partidos diferentes em especial os que votariam em José Serra (51%), Ciro Gomes (50%) e Roseana Sarney (49%).

Pensando apenas nas eleições para presidente e governador, 52% acham melhor que sejam eleitos candidatos de um mesmo partido; para 35% é melhor que se elejam candidatos de partidos diferentes. Acham que não faz diferença 5% e afirmam que depende dos candidatos 3%. Não souberam responder à questão 5%.

O interesse pelas eleições para presidente e para os governadores aumentou entre os Brasileiros nos últimos anos. Dizem ter grande interesse pela eleição presidencial 47% dos Brasileiros; 22% dizem ter médio interesse e 7% pequeno interesse. Dizem não ter interesse 22%. Em junho de 1994 38% diziam ter grande interesse, enquanto 31% não tinham interesse pela eleição para presidente.

Em relação à eleição do governador 47% dizem ter grande interesse, 25% médio e 8% pequeno interesse. Não têm interesse na eleição para governador 21% (eram 27% em 1994).

As eleições para os demais cargos despertam grande interesse em pelo menos um terço dos entrevistados: chega a 35% no caso dos deputados estaduais, a 33% no dos deputados federais e a 31% no caso dos senadores.

Brasileiros desconhecem partidos de presidenciáveis

Apesar do expressivo interesse que afirmam ter pelas eleições, os Brasileiros, em sua maioria, não sabem dizer à qual partido são filiados sete dos oito possíveis candidatos a presidente. A exceção é o presidente de honra do PT, Lula: 62% responderam corretamente à qual partido o presidenciável é filiado; não souberam responder 35% e citaram outros partidos 3%. Entre os que votariam no petista para presidente 72% responderam corretamente.

Responderam corretamente que Eduardo Suplicy é filiado ao PT, 20% - entre os petistas essa taxa chega a 33%.

As taxas de respostas corretas para os outros candidatos não chegam a 20%, e o desconhecimento é grande mesmo entre os que afirmam que votariam no candidato.

Entre os que votariam em Itamar Franco 21% sabem que o governador é do PMDB; percentual idêntico dos possíveis eleitores de Roseana sabem que a governadora é filiada ao PFL. Um quarto (25%) dos que votariam em José Serra sabem que seu candidato pertence ao PSDB.

Os possíveis eleitores de Enéas sabem mais sobre seu candidato do que aqueles que votariam hoje em Ciro Gomes ou em Anthony Garotinho. Entre os que votariam em Enéas, 17% sabem que o presidenciável pertence ao PRONA. Já entre os que votariam em Ciro apenas 8% sabem dizer que o presidenciável é filiado ao PPS; entre os que votariam em Anthony Garotinho 6% sabem que o governador do Rio de Janeiro pertence ao PSB.