Eleitores de Lula condenam ação do MST na fazenda dos filhos do presidente

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Assim como a maioria dos brasileiros, a maior parte (61%) dos que pretendem votar em Lula acha que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) agiu mal ao invadir a fazenda dos filhos do presidente, fato ocorrido em 23 de março. Essa taxa é de 70% entre os que pretendem votar em José Serra ou Ciro Gomes, de 67% entre os que votariam em Garotinho e de 63% entre os que optariam por Roseana.

A ação do MST causou preocupação no comando da campanha petista, que imaginava que o fato poderia ser prejudicial à imagem de seu pré-candidato à presidência. No programa do partido exibido pela TV na noite de ontem Lula fez questão de dizer que é a favor da reforma agrária mas que, em um governo do PT, não seria tolerado desrespeito à propriedade.

Indagados sobre qual dos pré-candidatos à presidência será mais prejudicado politicamente pelas invasões de terra promovidas pelo MST, 20% disseram que seria Lula, taxa similar à de citações a José Serra (16%). Não souberam responder à questão, no entanto, 38%. Na opinião de 30% dos entrevistados Lula pelo contrário, será o maior beneficiado politicamente pelas ações do MST.

Entre os brasileiros que declaram o PT como partido de preferência 56% acham que o MST agiu mal; 34% acreditam que o movimento de trabalhadores agiu bem.

A grande maioria (86%) dos que acham que o MST agiu mal afirmam que têm essa opinião porque são contrários à invasão de terras, independente do proprietário; 9% afirmam que sua posição se deve ao fato da invasão ter ocorrido na propriedade da família do presidente da República.

Tomaram conhecimento da invasão da fazenda dos filhos do presidente 67% dos brasileiros.