Para 48%, houve cobrança de propina em Santo André

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Na opinião de 48% dos entrevistados pelo Datafolha, a denúncia de cobrança de propina de donos de empresas de ônibus que tinham contratos com a Prefeitura de Santo André, durante a gestão do prefeito petista Celso Daniel, assassinado em janeiro, é verdadeira. Percentual expressivo, no entanto (37%), não sabe dizer se foi cobrada propina ou não. Para 14% não houve cobrança de propina em Santo André.

Os empresários Sérgio Gomes da Silva e Ronan Maria Pinto, e o secretário de Serviços Municipais de Santo André, Klinger Luiz de Souza, estão sendo acusados de cobrança de propina de donos de empresas de ônibus que tinham contratos com a Prefeitura de Santo André, durante a administração de Celso Daniel.

Tomaram conhecimento do suposto pedido de propina 51%, dos quais 8% se dizem bem informados, 28% mais ou menos informados e 15% mal informados sobre o assunto. Não tomaram conhecimento da denúncia 49 %.

Entre os que tomaram conhecimento da denúncia, 62% acreditam na cobrança de propina.

A taxa dos que acreditam na cobrança da propina entre os eleitores que afirmam que votariam em Lula fica abaixo da média (42%). Entre os potenciais eleitores dos demais candidatos, por outro lado, o percentual dos que acreditam na cobrança de propina fica acima da média, atingindo 61% entre os que votariam em Ciro Gomes, 55% entre os que optam por José Serra e 54% entre os que escolhem Garotinho.

Para 63% dos que acreditam na cobrança de propina o dinheiro arrecadado seria utilizado tanto para fins pessoais quanto para financiar campanhas políticas de candidatos do PT. Para 17% o dinheiro da propina seria utilizado apenas para fins pessoais, percentual idêntico ao dos que acreditam que o dinheiro seria utilizado apenas para financiar campanhas eleitorais de petistas.

Entre os que tomaram conhecimento do caso e se dizem bem informados a respeito a taxa dos que acreditam que o dinheiro seria utilizado apenas para fins pessoais chega a 21%.

Acham que o candidato petista à presidência tomou conhecimento do suposto pedido de propina 36%; essa taxa é de 30% entre os que votariam em Lula para presidente, de 44% entre os potenciais eleitores de Serra e de 43% entre os que votariam em Ciro Gomes ou Garotinho. Para 30% Lula não tomou conhecimento do fato e 34% não souberam responder à indagação.

Um quarto (25%) acredita que, dos candidatos à presidência, o maior beneficiado politicamente com a divulgação dessas denúncias será José Serra; essa taxa chega a 53% entre os que tomaram conhecimento do caso e se dizem bem informados a respeito. Para 42%, Lula será o mais prejudicado (68% entre os que afirmam estar bem informados a respeito do assunto). Não souberam dizer qual dos candidatos será o maior beneficiado pelas denúncias 46%, nem quem será o maior prejudicado 41%.

Indagados sobre a existência de políticos envolvidos com casos de corrupção, em comparação com outros dos três principais partidos Brasileiros, o PT, alvo das denúncias em Santo André, se sai ligeiramente melhor: para 32% é raro, quase não existe o envolvimento de políticos petistas em caso de corrupção. Essa taxa é de 20% para os políticos do PSDB, de 19% para os do PMDB e de 17% para os do PFL.

Por outro lado, 27% acreditam que a maioria dos políticos do PFL estão envolvidos em casos de corrupção; 24% têm essa opinião sobre os políticos do PMDB, e 23% sobre os peessedebistas. Em relação aos petistas, 19% acreditam que a maioria deles estejam envolvidos em caso de corrupção.

Acreditam que muitos dos integrantes do PMDB estão envolvidos em casos de corrupção, mas a maioria não, 31%; essa taxa é de 29% para os políticos do PFL e do PSDB e de 24% para os do PT.