31% consideram Lula o mais preparado para a presidência, 27% atribuem maior preparo a Ciro

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

35% acham Serra o mais preparado para cuidar da área da saúde

Na maioria dos aspectos pesquisados as menções a cada candidato ficam percentualmente próximas às suas taxas de intenção de voto. A exceção fica por conta de José Serra: o peessedebista, que tem 13% das intenções de voto, é considerado o mais preparado para cuidar da área da Saúde por 35%.

O Datafolha ouviu 4916 eleitores em 263 cidades do país e a margem de erro máxima para este levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Para 31%, Lula é o candidato mais preparado para ser presidente, de um modo geral. Ciro é mencionado por 27%. Esse resultado representa um empate técnico, no limite da margem de erro máxima da pesquisa, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Apesar disso, é mais provável que Lula esteja à frente de Ciro. Em virtude da margem de erro, a taxa de eleitores que apontam o candidato petista como o candidato mais preparado se situa em um intervalo que vai de, no mínimo 29% a, no máximo 33%; as citações a Ciro podem estar entre 25% e 29%.

José Serra é mencionado como o candidato mais preparado por 15%, e Garotinho é citado por 10% dos entrevistados. Para 6% nenhum dos candidatos pode ser considerado como o candidato mais preparado para ser presidente e 10% não souberam responder à questão. Entre os que votam no petista 75% o fazem com a convicção de que ele é o mais preparado para ser presidente. Entre os eleitores de Ciro, 81% têm essa opinião sobre o seu candidato. Entre os que votam em Serra essa taxa é de 74%, e entre os que votam em Garotinho é de 64%.

Na maioria dos itens as menções a Lula estão em torno de 30%. O aspecto no qual Lula recebe o número mais expressivo de menções (37%, exatamente seu percentual de intenção de voto) é o de ser o mais preparado para combater o desemprego. Pesquisa realizada em 30 de julho mostrou que, dos eleitores que votam em Lula, um em cada cinco (20%) justificam sua escolha por aprovar as propostas de combate ao desemprego do candidato e acreditar que o petista vai gerar novos empregos.

Para 20% o candidato mais preparado para combater o desemprego é Ciro, 12% citam Serra e 10% mencionam Garotinho.

Para 33% Lula é o candidato mais decidido; pensam assim sobre Ciro 26%. José Serra é considerado o mais decidido por 12%, e pensam assim sobre Garotinho 10% dos entrevistados.

Na opinião de 32% o candidato petista é o mais preparado para fazer o país voltar a crescer; 24% atribuem essa qualidade a Ciro. José Serra é mencionado como o mais preparado para fazer o país retomar o crescimento por 12%, e Garotinho é citado por 10%. Lula é considerado o mais preparado para combater a inflação por 31%. Para 24% Ciro é o mais capacitado para a tarefa. José Serra é citado por 13%, e Garotinho por 8%.

Um terço (30%) dos entrevistados acha que o petista é o mais capacitado para manter a estabilidade econômica - percentual idêntico o considera o mais capaz para proteger o Brasil contra crises econômicas de outros países.

Ciro é considerado o mais preparado para manter a estabilidade por 24%; o mesmo percentual de entrevistados considera o candidato do PPS o mais capacitado para proteger o Brasil contra crises econômicas internacionais.

José Serra é considerado o mais preparado para manter a estabilidade econômica por 15%, e o mais preparado para proteger o Brasil de crises econômicas internacionais por 13%. Em relação a Garotinho 9%, em ambos os casos, acham que o candidato é o mais preparado.

No quesito combate à violência, Lula é citado como o mais preparado por 27%, Ciro por 21%, Garotinho por 14% e Serra por 12% dos entrevistados.

Para 27% Lula é o candidato mais honesto; Ciro é considerado o mais honesto por 19%. Pensam que Serra é o mais honesto 11%; citam Garotinho 10%. Para 16% nenhum dos candidatos pode ser considerado o mais honesto e 17% não souberam responder à indagação.

Ciro e Lula empatam numericamente no que diz respeito ao preparo para cuidar da área da educação, com 26% das citações, cada. Para 17% Serra é o mais preparado para cuidar da área da educação; acham que Garotinho é o mais capacitado para cuidar dessa área 11%.

A pesquisa mostra que a imagem de José Serra continua ligada à sua passagem pelo ministério da Saúde: para 35% o peessedebista é o candidato mais preparado para cuidar desta área. Em fim de julho, 26% de seus eleitores justificavam seu voto citando o desempenho do candidato na área da saúde; outros 13% diziam aprovar suas propostas, ou acreditar que, se eleito, o candidato fará melhorias na área.

Serra é considerado o mais preparado para cuidar da área da Saúde por 34% dos eleitores de Ciro, por 26% dos que votam em Garotinho e por 24% dos que optam por Lula.

Acham que Lula é o mais capacitado para cuidar da Saúde 22%; Ciro é mencionado por 18% e Garotinho por 8%.