72% dos eleitores Brasileiros levaram "cola" para votar no 1º turno

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

18% admitem que não anotaram os números pessoalmente

A maioria dos eleitores Brasileiros (72%) compareceu às urnas no último domingo tendo em mãos a "cola" eleitoral com os números de seus candidatos no primeiro turno das eleições. Pesquisa feita pelo Datafolha no dia 11 de outubro mostra ainda que, no total, apesar de 53% afirmarem que anotaram os números pessoalmente, uma parcela significativa (18%) admite que pediu para outra pessoa escrever, ou recebeu de alguém a lista com os números dos candidatos já anotados.

Dentre esses, em 8% dos casos, os números foram anotadas por pessoas que moram com o entrevistado. Outros 6% dizem que os números foram anotados por alguém com quem não moram e 4% revelam que receberam a lista pronta no dia da eleição.

Admitem o uso da cola no dia da eleição principalmente as mulheres (79% contra 65% dos homens), os menos escolarizados (78% contra 61% entre os de nível superior), os eleitores da região Sul (75%), os que moram em cidades do interior (73%) e os que dizem ter votado em Garotinho (PSB) no primeiro turno (76%).

Nesse mesmo segmento, 10% afirmam que a "cola" foi feita por alguém com quem moram e 7% por pessoas de fora da casa. Entre os que dizem ter votado em José Serra, 56% falam que fizeram a cola pessoalmente. Entre os que se declaram eleitores de Lula, 28% afirmam ter decorado os números de seus candidatos.

*70% ficaram em filas para votar
Eleitores esperaram, em média, pouco mais de uma hora*

A maioria dos eleitores Brasileiros (70%) afirma que pegou fila para votar no primeiro turno das eleições deste ano. A ocorrência foi declarada com mais frequência pelos eleitores das regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste (75% em ambos os casos) e em cidades das regiões metropolitanas (76% ).

O tempo médio de permanência nas filas foi de aproximadamente 1hora e 8 minutos. Nas cidades do Norte e Centro-Oeste, os eleitores ficavam em média 1hora e 16 minutos nas filas e nas cidades das regiões metropolitanas 1h e15 minutos.

Apesar das filas, apenas 3% dos eleitores dizem que tiveram muita dificuldade para computar o voto na urna eletrônica e 7% um pouco de dificuldade. A maioria (89%) afirma que não teve problemas com a máquina.

*Em SP, 77% levaram "cola" e 82% pegaram filas
Eleitores do Estado ficaram em média 1h30min esperando para votar*

No Estado de São Paulo, a taxa de eleitores que levaram uma lista com os números dos candidatos para votar no primeiro turno das eleições chega a 77%. Entre as mulheres esse índice alcança 83%.

No total, 59% dizem ter feito a cola pessoalmente, 7% dizem que os números foram anotados por pessoas com quem moram e 5% por alguém de fora da casa. Outros 4% receberam os números no dia da eleição. Entre os que dizem ter votado em Geraldo Alckmin (PSDB), 80% afirmam ter levado cola, sendo que 66% a fizeram pessoalmente 8% receberam a cola de alguém com quem não moram. Entre os que declaram ter votado em Genoino (PT), essas taxas correspondem a 60% e 10%, respectivamente.

Os paulistas também ficaram mais tempo na fila do que a média do eleitorado Brasileiro. No total, 82% pegaram fila e o tempo gasto na espera para votar foi de aproximadamente 1hora e 30 minutos. Nas cidades do interior do Estado, os eleitores levaram mais tempo para votar do que nas cidades da região metropolitana.