Avaliação de Marta Suplicy se mantém estável

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Prestes a completar três anos de governo, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), é aprovada por 32%, considerada regular por 31% e reprovada por 36% dos moradores da cidade, mostra pesquisa do Datafolha.

Foram entrevistados 1087 moradores da cidade de São Paulo, entre os dias 8 e 12 de dezembro, e a margem de erro máxima é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa mostra estabilidade na avaliação da prefeita. Em outubro, Marta era aprovada por 34%, considerada regular por 31% e reprovada por 34%.

A nota média atribuída à prefeita, em uma escala que vai de zero a dez, é 4,9. Para 17% a prefeita merece nota cinco. Um quinto (20%) dos entrevistados acha que ela merece nota zero e 8% atribuem a ela nota dez.

Violência, desemprego e transporte coletivo são principais problemas

As principais preocupações dos moradores da cidade de São Paulo são a violência, o desemprego e a qualidade do transporte coletivo, mostra a pesquisa do Datafolha.

O percentual dos que consideram a violência o principal problema da cidade aumentou de 18% em dezembro de 2001 para 24% hoje. As menções ao desemprego aumentaram oito pontos percentuais nesse período, passando de 11% para 19% e a taxa dos que consideram o transporte coletivo o principal problema da cidade aumentou de 5% para 12%.

Vêm a seguir saúde (6%), enchentes, o calçamento da cidade, a coleta de lixo (5%, cada), educação (4%), trânsito (3%), miséria e habitação (2%, cada).

As menções ao desemprego chegam a 26% entre os moradores da cidade com idade entre 16 e 25 anos e a 23% entre os que têm renda familiar mensal até cinco salários mínimos.

Educação é considerada área de melhor desempenho da prefeitura

Para 34% dos moradores da cidade a educação é a área na qual a prefeitura vem se saindo melhor, mostra a pesquisa do Datafolha. Em abril de 2001, quando essa pergunta foi feita pela primeira vez, apenas 6% tinham essa opinião. Em agosto de 2001, essa taxa dobrou, chegando a 12%, atingiu 16% em dezembro do mesmo ano.

Em segundo lugar fica o transporte coletivo, considerado a área de melhor desempenho por 10%. Essa taxa era de 3% em junho de 2001, passou a 6% em agosto e oscilou para 5% em dezembro daquele ano.

Cerca de um quinto (21%) afirma que a prefeitura não está tendo melhor desempenho em nenhuma área e 12% não sabem responder à indagação.

São citadas ainda, entre outras áreas, a coleta de lixo (3%), o calçamento (2%), o combate ao desemprego, o combate à miséria, a habitação, a saúde, o controle das enchentes e a segurança pública, com 1% de menções, cada.

Para 11%, a prefeitura está se saindo pior quanto ao transporte coletivo da cidade; 10% citam a área da segurança pública e 8% a saúde. Vêm a seguir o combate ao desemprego, a educação (6%, cada), o calçamento da cidade (5%), a coleta do lixo, e a habitação (3%).

Na opinião de 7% a prefeitura não está se saindo pior em nenhuma área e 21% não sabem responder.