Brasileiros consideram desempenho do Congresso Nacional regular

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O desempenho dos atuais deputados federais e senadores é considerado regular por 46% dos brasileiros, para 24% é ótimo ou bom e 22% consideram ruim ou péssimo é o que revela a primeira pesquisa de avaliação do atual Congresso Nacional com deputados federais e senadores eleitos em 2002.

O Datafolha ouviu 12.180 brasileiros em 396 municípios nos dias 08, 09, 10, 11, 12 e 15 de dezembro.

Em dezembro de 2002, a maioria dos brasileiros (57%) acreditava que os parlamentares teriam um desempenho ótimo ou bom, 29% esperavam um desempenho regular e para 5% seria ruim ou péssimo.

Os atuais congressistas têm um desempenho melhor do que os deputados federais e senadores eleitos em 1998. Em pesquisa realizada em dezembro 1999, um ano após a eleição, o Congresso Nacional era avaliado positivamente por 15% dos entrevistados, 40% consideravam o desempenho dos deputados federais e senadores regular e para 37% era ruim ou péssimo.

A aprovação aos congressistas é mais expressiva entre os moradores do Paraná (29%), entre os que aprovam o desempenho do presidente Lula (35%), entre os simpatizantes do PSB (35%) e do PMDB (29%).

Reprovam os congressistas principalmente os que têm maior renda familiar mensal (29%), os que consideram o governo Lula ruim ou péssimo (41%)

Os deputados federais e os senadores foram avaliados isoladamente. Para 25% dos brasileiros os atuais senadores estão tendo um desempenho ótimo ou bom, para 45% esse desempenho é regular e para 20% é ruim ou péssimo. Não souberam avaliar o trabalho desses parlamentares 10% dos entrevistados.

Mostram-se mais críticos em relação ao desempenho dos senadores principalmente os que reprovam o desempenho do presidente Lula (39%), os mais escolarizados e os que têm renda familiar superior a dez salários mínimos (24%, cada).

Considerando-se apenas os deputados federais os resultados são parecidos com a avaliação dos senadores e do Congresso Nacional. Os parlamentares são aprovados por 24% dos entrevistados, 44% os avaliam de forma regular e 22% como ruim ou péssimo, 9% não souberam responder.

A avaliação positiva dos atuais deputados federais é mais expressiva entre os que residem no Paraná (33%), entre os mais jovens (29%), entre os moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (28%), entre os simpatizantes do PT (30%) e do PMDB (29%).

Já a reprovação atinge os maiores índices entre os mais escolarizados (28%), entre os que têm maior renda familiar (29%), entre os moradores do Distrito Federal (28%), do estado do Rio de Janeiro (27%) e de Belo Horizonte (30%).

Um terço dos brasileiros aprova o Poder Judiciário

Os brasileiros avaliaram também o desempenho do Poder Judiciário, isto é, juízes e promotores. A opinião dos brasileiros em relação ao Poder Judiciário está dividida, 30% consideram o desempenho dos juízes e promotores ótimo ou bom, para 34% esse desempenho é regular e 28% consideram ruim ou péssimo. Não souberam responder 8% dos entrevistados.

Aprovam o Poder Judiciário especialmente os que consideram ótimo ou bom o desempenho do presidente Lula (38%), os simpatizantes do PSDB (37%), do PMDB (36%), do PL (36%) e do PFL (35%).

Consideram o Poder Judiciário ruim ou péssimo principalmente os mais escolarizados (38%), os que têm maior renda familiar (41%), os que pertencem às classes A/B (37%), os que reprovam o desempenho de Lula (41%) e os moradores da cidade de São Paulo (38%).