Jarbas Vasconcelos, Geraldo Alckmin e Aécio Neves são primeiros colocados em ranking do Datafolha

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), e os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e Minas Gerais, Aécio Neves, ambos do PSDB, ocupam as primeiras posições em ranking elaborado pelo Datafolha a partir da avaliação de governadores de nove estados brasileiros e do Distrito Federal. Rosinha Garotinho (PMDB), do Rio de Janeiro, ocupa a última colocação.

Em abril de 1999 o Datafolha passou a incluir em suas pesquisas de avaliação dos governantes (presidente, governadores e prefeitos) a composição do índice de popularidade. O índice varia de 0 (reprovação total) a 200 (aprovação absoluta) e é calculado subtraindo-se as taxas da avaliação negativa (ruim/péssimo) das avaliações positivas (ótimo/bom). A esse resultado soma-se 100 (para evitar a ocorrência de números negativos), chegando-se assim ao índice de popularidade.

Os dois primeiros colocados no ranking são os mesmos de dezembro de 2002.

Jarbas Vasconcelos, em seu segundo mandato como governador de Pernambuco, recebe nota média 7,2, e é, a exemplo de pesquisa realizada em dezembro de 2002, o primeiro colocado. O peemedebista é aprovado por 64% dos moradores de Pernambuco, considerado regular por 21% e reprovado por 12%. Seu índice de popularidade é 153.

Jarbas Vasconcelos terminou seu primeiro mandato com aprovação recorde: 63%, taxa similar à verificada hoje.

Geraldo Alckmin recebe nota 7,1 e é aprovado por 65%; consideram seu desempenho regular 25% e reprovam a atuação do governador 8%. Seu índice de popularidade é 158.

Embora o índice de popularidade de Alckmin seja maior do que o de Vasconcelos, o governador de Pernambuco está em primeiro lugar porque o ranking leva em consideração, em primeiro lugar, a nota média obtida por cada governante. Até dezembro de 1998, a taxa de aprovação era utilizada como critério de desempate.

Aécio Neves, que está em seu primeiro mandato como governador de Minas Gerais, é o terceiro colocado no ranking. Aécio Neves é aprovado por 60%, considerado regular por 25% e é reprovado por 10%. Seu índice de popularidade é 152.

Roberto Requião (PMDB), com nota média 6,7 e índice de popularidade de 147, vem em quarto lugar. O governador do Paraná é aprovado por 59% e reprovado por 13%.

O governador da Bahia, Paulo Souto (PFL), têm nota média idêntica à obtida por Roberto Requião. No entanto, seu índice de popularidade (147) é menor. O governador baiano é aprovado por 52% e reprovado por 14%.

A sexta colocação é ocupada pelo governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto., com nota média 6,6 e índice de popularidade de 148. Rigotto é aprovado por 55% e reprovado por 7% dos gaúchos.

Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que governa o estado de Santa Catarina, também recebe nota média 6,6; aprovado por 53%, reprovado por 13%, seu índice de popularidade é 141.

O governador do Ceará, Lúcio Alcântara (PSDB), é o oitavo colocado, com nota média 6,6. com 49% de aprovação e 15% de reprovação, seu índice de popularidade é 137.

A nona colocação no ranking é ocupada por Joaquim Roriz (PMDB), que recebe nota média 6,1. O índice de popularidade do governador, que está em seu segundo mandato, é 127. Roriz é aprovado por 51% (sua maior taxa de aprovação desde que tomou posse) e reprovado por 25% do Distrito Federal.

Rosinha Garotinho é a última colocada no ranking do Datafolha. A governadora é aprovada por 42% e reprovada por 26%. Seu índice de popularidade é 116 e ela obtém nota média 5,9.