Cai aprovação a Marta Suplicy

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A aprovação a prefeita Marta Suplicy (PT) entre os moradores da cidade de São Paulo caiu de 32% em dezembro para 22% hoje, revela pesquisa realizada pelo Datafolha. Tal queda, no entanto, não reflete propriamente um aumento na reprovação à prefeita. A taxa dos que a consideram regular subiu de 31% para 39%, enquanto a dos que a reprovam oscilou de 36% para 38%.

Foram entrevistados 1116 moradores da cidade de São Paulo no dia 25 de março de 2003, e a margem de erro máxima para o levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A aprovação à prefeita caiu em todos os segmentos pesquisados. Destacam-se os mais jovens: entre os moradores da cidade com idade entre 16 e 25 anos a aprovação a Marta Suplicy caiu 15 pontos percentuais: de 32% em dezembro para 17% hoje.

A nota média atribuída à prefeita, em uma escala que vai de zero a dez, é 4,8. Para 15% a prefeita merece nota cinco. Acham que ela merece nota zero 18% e atribuem a ela nota dez 6% dos entrevistados.

O desempenho pessoal da prefeita, no entanto, permanece estável: 34% aprovam (eram 35% em outubro do ano passado), 33% consideram-no regular (eram 34% no último levantamento) e 26% reprovam (eram 27% no último levantamento).

Desemprego é principal problema da cidade para 23%

O desemprego é, no momento, a principal preocupação dos moradores da cidade de São Paulo. O problema é citado como o principal a afligir a cidade por 23%, maior taxa registrada durante a administração Marta Suplicy. Citam as enchentes 15% e violência e criminalidade 14%.

Vêm a seguir a saúde (9%), o transporte coletivo (8%), o calçamento da cidade (5%), a coleta de lixo, educação e trânsito (4%, cada).

Educação é considerada área de melhor desempenho da prefeitura

A educação é citada como a área na qual a prefeitura vem se saindo melhor, de maneira espontânea, por 28% dos moradores da cidade. Em dezembro, 34% tinham essa opinião, taxa que era recorde durante a administração Marta Suplicy.

Em segundo lugar fica o transporte coletivo, considerado a área de melhor desempenho por 11%. Citam o calçamento da cidade 6%.

Afirmam que a prefeitura não está tendo melhor desempenho em nenhuma área 16%; não sabem responder à indagação 19%.

São citadas ainda, entre outras áreas, a coleta de lixo (3%), a saúde, a construção e reforma de parques e projetos sociais (2%, cada).

Para 11%, a prefeitura está se saindo pior quanto a área da saúde; 10% citam o transporte. O combate ao desemprego e às enchentes são citados por 9%, cada, como áreas de pior desempenho. Vêm a seguir a área da segurança pública, o calçamento da cidade (7%), a educação e a cobrança de impostos (4%, cada).

Na opinião de 2% a prefeitura não está se saindo pior em nenhuma área e 16% não sabem responder.

Coleta de lixo é aprovada por 61%; trânsito é reprovado por 61% e saúde por 55%

O Datafolha também investigou a opinião dos moradores da cidade em relação a alguns serviços específicos de responsabilidade da prefeitura.

A coleta de lixo domiciliar é, entre esses serviços, aquele que obtém a maior taxa de aprovação por parte da população da capital paulista: 61% consideram-no ótimo ou bom. Essa taxa só não é maior do que a registrada em abril de 2001, quando essa pergunta foi feita pela primeira vez durante a administração Marta Suplicy.

A promoção de atividades de lazer e cultura é aprovada por 44%, maior taxa registrada desde a primeira pesquisa sobre o tema.

A iluminação das ruas e avenidas da cidade é aprovada por 37%, considerada regular por 33% e ruim ou péssima por 29%.

O sistema de educação municipal é considerado ótimo ou bom por 35% - maior taxa desde abril de 2001 -, regular por 36% e ruim ou péssimo por 25%.

A prefeitura é reprovada principalmente em seu desempenho em relação ao trânsito (61%), ao sistema de saúde (55%), conservação do asfalto das ruas e avenidas (48%), e condições de moradia (45%).

O transporte coletivo, de modo geral, é aprovado por 33%, considerado regular por 30% e reprovado por 36%. No que diz respeito aos ônibus, 31% aprovam (mesma taxa dos que consideram o serviço regular) e 36% reprovam. O serviço de transporte por lotações é aprovado por 35%, considerado regular por 25% e reprovado por 32%.

Imagem da prefeita sofre desgaste

Pesquisa do Datafolha mostra o desgaste causado à imagem pessoal da prefeita Marta Suplicy, após três anos e três meses de governo.

Levando-se em conta algumas características pessoais, antes da posse e após três meses de governo a imagem da prefeita era francamente positiva.

Após oito meses de governo, outro levantamento mostrava que o desgaste já havia se iniciado e, hoje, algumas inversões são verificadas.

Hoje, 64% acham que a prefeita respeita mais os ricos e 25% que ela respeita mais os pobres. Antes da posse, em pesquisa realizada em outubro de 2000, durante a campanha eleitoral daquele ano, ocorria o inverso: 57% achavam que ela respeitava mais os pobres, e 32% que ela tinha mais respeito pelos ricos.

A taxa dos que acham que a prefeita trabalha pouco passou de 32% em 2000 para 57% hoje e a dos que a consideram falsa foi de 26% para 51% nesse período.
Em outubro de 2000, 35% consideravam a então candidata orgulhosa; 61% pensavam que ela era uma pessoa humilde. Hoje, 59% a consideram orgulhosa e 39% humilde.

Ainda candidata, Marta Suplicy era considerada simpática por 79% e antipática por 19%; hoje, 55% a consideram simpática e 43% a veem como uma pessoa antipática.

Para 59%, a prefeita é muito inteligente, taxa 20 pontos inferior à verificada em outubro de 2000.

Consideram-na decidida 57% - eram 73% na pesquisa feita durante a campanha que a elegeu.

O item que menos mudou em comparação com a imagem da prefeita antes da posse, diz respeito à oposição entre "moderna" e "antiquada": para 74% a prefeita é moderna, contra 87% que tinham essa opinião em outubro de 2000; para 24% ela é antiquada (eram 11% na pesquisa feita antes da posse).