Após horário eleitoral, melhora imagem de Marta e piora a de Maluf

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A primeira pesquisa feita pelo Datafolha após o início do horário eleitoral gratuito, em 17 de agosto, mostra mudanças na percepção que os eleitores paulistanos têm da imagem dos candidatos a prefeito. A comparação com levantamento anterior mostra, de maneira geral, que a imagem da prefeita e candidata à reeleição, Marta Suplicy (PT), melhorou em quase todos os aspectos pesquisados. Por outro lado, diminuiu a percepção positiva sobre Paulo Maluf (PP). Não foram registradas alterações significativas em relação à imagem de José Serra (PSDB) em comparação com o levantamento anterior.

A pesquisa foi realizada no dia 26 de agosto e foram entrevistados 1720 eleitores que moram na cidade de São Paulo. A margem de erro máxima para este levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em junho, Maluf era considerado o candidato mais preparado para ser prefeito por 35% dos entrevistados, taxa oito ponto percentuais superior à registrada por Serra (27%) e mais que o dobro da que atingia Marta (16%).

Hoje, um terço (30%) dos paulistanos considera Serra o mais preparado para ser prefeito, taxa três pontos superior à verificada na pesquisa anterior. O peessedebista empata com Marta, que é citada por 28%, taxa 12 pontos maior do que a registrada em junho. O percentual dos que consideram Maluf o mais preparado é hoje de 24%, o que representa uma queda de 11 pontos percentuais em relação a junho.

Maluf também era, segundo a última pesquisa, o candidato considerado mais realizador: 43% tinham essa opinião a seu respeito, contra 17% que atribuíam essa qualidade a Serra e 15% que a atribuíam a Marta. O percentual dos que consideram o candidato do PP o mais realizador recuou 13 pontos percentuais, enquanto a taxa dos que pensam assim sobre Marta aumentou 16 pontos e, hoje, o ex-prefeito, citado por 30%, empata nesse aspecto com a atual prefeita, mencionada como a mais realizadora por 31%. A taxa dos que acham que Serra é o mais realizador oscilou de 17% para 15%.

No que diz respeito à experiência, Maluf continua levando vantagem: 44% consideram-no o mais experiente dos candidatos a prefeito. No entanto, essa taxa é nove pontos inferior à registrada em junho. Serra vem em segundo lugar, com 23% das citações (eram 21% na pesquisa anterior), seguido por Marta, considerada a mais experiente por 15%, taxa oito pontos maior do que a registrada em junho, quando 7% tinham essa opinião a respeito da prefeita.

Levando-se em consideração seis aspectos específicos que dizem respeito à administração da cidade, a pesquisa mostra que Marta progrediu em todos eles e supera seus adversários em quatro.

A atual prefeita é considerada a candidata mais preparada para cuidar da área do transporte por 48% (ante 16% dos que atribuem essa qualidade a Serra ou Maluf), mais preparada para cuidar da área da educação por 37% (26% apontam Serra e 12% Maluf), mais preparada para cuidar do trânsito por 34% (22% citam Maluf, 14%, Serra) e mais preparada para cuidar da limpeza da cidade por 36% (Serra é citado por 18% e Maluf por 17%).

Quando se fala da saúde, no entanto, o ex-ministro responsável pela área durante parte do governo Fernando Henrique Cardoso, José Serra, supera seus adversários com larga vantagem: 62% consideram o peessedebista o mais preparado. Citam Marta Suplicy 13% e Paulo Maluf 9%.

Maluf, por sua vez, é considerado o mais preparado para cuidar da área da habitação por 28%, superando Marta (23%) e Serra (18%).

O ex-prefeito é considerado o mais corajoso por 33%, taxa nove pontos inferior à verificada em junho. O percentual dos que consideram a prefeita Marta Suplicy como a candidata mais corajosa subiu 15 pontos nesse período, chegando agora a 28%. Serra é considerado o mais corajoso por 16%, o que representa oscilação negativa de dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior.

Serra também se destaca como o mais simpático (opinião de 31%), mais democrático (27%) e mais honesto (24%).

Marta se destaca ainda como a mais moderna e inovadora (opinião de 33%, dez pontos a mais do que em junho) e a que mais defenderá os pobres (26%, 11 pontos a mais do que no levantamento anterior).

Maluf, por sua vez, é considerado o candidato que mais defenderá os ricos, na opinião de 48%, taxa idêntica à verificada em junho.

No que diz respeito ao candidato mais inteligente, ocorre empate entre Maluf, citado por 32% (taxa dez pontos inferior à registrada anteriormente) e Serra, mencionado por 28% (três pontos a mais do que na pesquisa de junho). O percentual dos que consideram Marta a mais inteligente aumentou nove pontos, passando de 8% em junho para 17% hoje.

Quando indagados sobre qual é o candidato mais indeciso 12% citam Maluf, 10% mencionam a candidata do PSB, Luiza Erundina, 8% Serra e 7% Marta. Curiosamente, esse é o aspecto que registra o maior percentual de entrevistados que não sabem citar um dos candidatos: 33% não souberam responder à questão.

Maluf continua liderando em quatro aspectos negativos: ele é o primeiro colocado como o candidato mais corrupto (opinião de 62%), autoritário (46%), aquele que mais faz promessas que não pode cumprir (38%) e o mais antipático (30%).

Em um dos aspectos pesquisados, diferentemente do que ocorre na maioria deles, uma candidata que não figura entre os primeiros colocados na disputa à prefeitura se destaca: 26% acham que Dra. Havanir, candidata do PRONA, e a mais desequilibrada emocionalmente. O percentual dos que acham Maluf o mais desequilibrado caiu de 26% para 21%, e o dos que pensam assim sobre Marta caiu de 17% para 9%.

São Paulo, 30 de agosto de 2004.