Serra e Marta têm melhor desempenho na TV, segundo eleitores que viram horário eleitoral

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

José Serra e Marta Suplicy são os candidatos a prefeito com maiores taxas de aprovação a seu desempenho no horário eleitoral exibido pela TV, mostra a pesquisa do Datafolha. O desempenho de José Serra é considerado ótimo ou bom por 69% e o de Marta por 64% dos eleitores que assistiram algum de seus programas.

Marta, no entanto, atinge maior taxa de reprovação a seu desempenho na TV do que seu adversário. Para 24%, Serra tem um desempenho regular e 5% consideram-no ruim ou péssimo. Marta Suplicy tem um desempenho regular na opinião de 21% e ruim ou péssimo para 13%.

O desempenho de Paulo Maluf na TV é aprovado por 43%, considerado regular por 25% e ruim ou péssimo por 31%. Luiza Erundina é aprovada por 40%., considerada regular por 39% e ruim ou péssima por 19%.

Marta atinge a maior taxa de aprovação (68%) a seu desempenho no horário eleitoral entre os eleitores com nível superior de escolaridade, segmento no qual seu adversário, José Serra, tem um de suas maiores taxas de intenção de voto. Nesse segmento, o desempenho do peessedebista é aprovado por 69%, taxa idêntica à verificada entre o total de entrevistados.

A exemplo do que ocorre em relação à intenção de voto, Serra tem aprovação maior entre as mulheres (73%) do que entre os homens (66%). Entre os eleitores com idade de 16 a 25 anos o peessedebista é aprovado por 74%.

Os eleitores que pretendem votar em Marta são mais generosos com o desempenho de Serra do que o inverso. O candidato do PSDB é aprovado por 61% dos que pretendem votar na petista. Já entre os que pretendem votar no peessedebista, 47% acham o desempenho de Marta ótimo ou bom, 29% consideram-no regular e 23% ruim ou péssimo.

Afirmam já ter visto o desempenho de Marta Suplicy no horário eleitoral na TV 46% dos entrevistados. Dizem já ter visto algum programa de José Serra 45%. Os programas de Luiza Erundina e Paulo Maluf já foram assistidos por 39%.

A pesquisa foi realizada no dia 26 de agosto e foram entrevistados 1720 eleitores que moram na cidade de São Paulo. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na tabela abaixo estão os percentuais de eleitores que afirmam ter assistido a propaganda, e a avaliação para cada um dos candidatos à prefeitura. No caso da avaliação, foram indagados apenas os entrevistados que declaram ter assistido, algum dia, o programa de cada candidato.

São Paulo, 27 de agosto de 2004