Serra é considerado o mais experiente, inteligente e democrático

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Marta, a mais realizadora, corajosa e que mais defenderá os pobres

No que diz respeito à imagem dos dois candidatos que disputam a Prefeitura de São Paulo entre o eleitorado da capital paulista, o peessedebista José Serra é considerado o mais experiente, o mais inteligente e o mais democrático. O peessedebista também é considerado o candidato que, se eleito, mais defenderá os mais ricos. A atual prefeita, e candidata à reeleição, a petista Marta Suplicy, é a mais realizadora, a mais corajosa, a mais moderna e inovadora, e a que mais defenderá os pobres. Contra Marta, pesa a imagem de candidata que mais faz promessas que não pode cumprir, mais autoritária, e mais desequilibrada emocionalmente.

Esses dados constam de pesquisa realizada pelo Datafolha na quinta-feira, 21 de outubro de 2004. Foram ouvidos 1789 eleitores da capital paulista, e a margem de erro máxima para o levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Não é possível comparar os resultados desta pesquisa com levantamentos semelhantes feitos no primeiro turno, já que, nas pesquisas anteriores, a comparação era feita entre 14 candidatos, e não dois, como agora.

Serra conta hoje com 51% das intenções de voto, e Marta tem a preferência de 41% do eleitorado da capital paulista.

Para 52% dos entrevistados, José Serra é o mais experiente dos dois postulantes ao cargo de prefeito; 35% acham Marta Suplicy a candidata com mais experiência. Na opinião de 48%, por outro lado, Marta é a mais realizadora entre os dois; 35% apontam Serra.

O candidato do PSDB é o mais inteligente para 48%; acham a petista a mais inteligente 30%.

Para 50%, Marta é a mais moderna e inovadora dos dois candidatos. Consideram Serra o mais moderno e inovador 34%.

Marta é a mais corajosa para 49%. Acham Serra o candidato com maior coragem 37%.

Serra é o mais democrático para 48%; por outro lado, Marta é a mais autoritária para 49%.

Para 44%, Serra é o candidato que, se eleito, mais defenderá os ricos, percentual idêntico ao dos que acham que Marta é a candidata que, caso eleita, mais defenderá os pobres.

A atual prefeita é considerada a candidata que faz mais promessas que não pode cumprir por 38%. Citam o peessedebista 30%, e 14% dizem que ambos fazem promessas que não poderão cumprir.

Para a maioria (53%), Marta é a candidata mais desequilibrada emocionalmente. Mencionam Serra 22%.

Ocorre empate, dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais, entre os dois em dois aspectos: simpatia e honestidade.

Indagados sobre qual é o candidato mais simpático, 44% citam Serra e 41% mencionam Marta.

Quando se trata do candidato mais honesto, 30% citam o peessedebista e 29% a petista.

Os eleitores da capital também se dividem quando indagados sobre qual candidato tem mais a cara de São Paulo: 43% citam Marta, 42% mencionam Serra.

Marta é a cara de São Paulo, principalmente, para os eleitores com idade entre 16 e 25 anos (52%), para os que têm renda familiar mensal até cinco salários mínimos (47%), e para os que têm escolaridade fundamental (46%).

Acham que Serra é a cara da cidade em especial os eleitores com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos (54%) e os que têm escolaridade superior (49%).

São Paulo, 22 de outubro de 2004.