Aumenta reprovação a senadores e deputados federais

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Cerca de um terço (28%) dos brasileiros reprova (considera ruim ou péssimo) o desempenho dos senadores e deputados federais que estão atualmente no Congresso Nacional, revela pesquisa realizada pelo Datafolha. A taxa de reprovação aos congressistas aumentou seis pontos em um ano - era de 22% em dezembro de 2003. Já a taxa de aprovação, ou dos brasileiros que consideram o desempenho de senadores e deputados federais ótimo ou bom, caiu sete pontos, de 24% para 17%. Para 45%, o Congresso tem um desempenho regular; há um ano, eram 46%. Essa variação ocorre dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A reprovação aos congressistas chega a 38% entre os brasileiros com renda familiar mensal acima de dez salários mínimos e a 36% entre os que têm escolaridade superior.

Nas regiões Norte e Centro-Oeste a aprovação ao Congresso chega a 21%, enquanto a reprovação é de 24%. A reprovação é maior nas cidades localizadas em regiões metropolitanas (33%) do que no interior (25%).

O Datafolha também solicitou aos entrevistados que fizessem avaliações específicas dos senadores e dos deputados federais. Essas avaliações apresentam resultados parecidos com os da avaliação que os congressistas recebem como um todo, inclusive no que diz respeito às variações registradas de um ano para cá.

O percentual dos que consideram o desempenho dos senadores ótimo ou bom caiu de 25% em dezembro do ano passado para 19% hoje; a taxa dos que consideram o desempenho do Senado regular oscilou de 45% para 44% e a dos que o consideram ruim ou péssimo aumentou de 20% para 27%.

No caso dos deputados federais, a aprovação caiu de 24% para 18%, a reprovação aumentou de 22% para 29% e a taxa dos que consideram o desempenho desses congressistas regular oscilou de 44% para 42%.

O Datafolha entrevistou 4291 brasileiros, moradores de 154 municípios de todas as Unidades da Federação, entre os dias 14 e 17 de dezembro.