Reprovação ao Congresso chega a 42%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Se as denúncias feitas pelo deputado Roberto Jefferson (PTB) sobre suposta "mesada" paga pelo PT a parlamentares, em troca de apoio ao governo, não causaram maior estrago à popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o mesmo não pode ser dito no que se refere à avaliação que os brasileiros fazem do Congresso Nacional. Para 42%, o desempenho de seus representantes no Congresso é ruim ou péssimo. Essa taxa é seis pontos maior do que a registrada na pesquisa anterior, de 31 de maio e 1º de junho, e só encontra comparação recente em pesquisas realizadas pelo Datafolha em junho de 1999 e em junho de 2001, ocasiões em que a reprovação chegou a 40%. A maior taxa de reprovação ao Congresso Nacional foi registrada em novembro de 1993, quando estourou o chamado escândalo do Orçamento: naquela ocasião, 56% dos brasileiros consideravam o desempenho dos congressistas ruim ou péssimo.

Para 38% os deputados e senadores eleitos em 2002 estão tendo um desempenho regular e para 15% eles vêm sendo ótimos ou bons.

Entre os brasileiros que dizem ter tomado conhecimento do chamado "escândalo do mensalão" a reprovação aos congressistas chega a 47%; entre os que se dizem bem informados a respeito, atinge 56%. Entre os que acreditam no pagamento de "mesada" que teria sido feito pelo PT a parlamentares, a reprovação ao Congresso é de 53%.

A reprovação aos deputados federais (42%), que, até o momento, são personagens centrais no escândalo, é seis pontos superior à dos senadores (36%).