56% dos brasileiros acham que PT pagou "mesada" a parlamentares

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

70% acreditam que existe corrupção no governo Lula

A primeira pesquisa realizada pelo Datafolha após as denúncias feitas pelo deputado Roberto Jefferson (PTB) sobre suposta "mesada" paga pelo PT a parlamentares do PL e do PP, em troca de apoio ao governo, mostra que a maioria (56%) dos brasileiros acredita que isso de fato ocorreu. Para 18% o PT não pagava parlamentares em troca de apoio. Não souberam responder à indagação 26%.

A pesquisa foi realizada pelo Datafolha junto a brasileiros de todo país nesta quinta-feira, 16 de junho de 2005, dois dias após o depoimento de Jefferson na Câmara sobre o caso. Foram ouvidos 2124 pessoas, a partir dos 16 anos de idade. A margem de erro para o levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Entre os que tomaram conhecimento desse que vem sendo chamado de "escândalo do mensalão", 66% acham que o PT corrompeu parlamentares de outros partidos. Essa taxa chega a 77% entre os que se dizem bem informados sobre o caso.

Entre os brasileiros com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos a taxa dos que acreditam no pagamento de "mesada" chega a 82%; entre os que têm nível superior de escolaridade, ela é de 75%. Entre os simpatizantes do PT, 48% acreditam que seu partido de preferência pagou a parlamentares em troca de apoio para o governo; entre os que declaram simpatizar com o PSDB essa taxa chega a 78%.

Solicitados a avaliar o desempenho do governo Lula em relação a essas denúncias, 28% consideram que ele vem sendo ótimo ou bom, 35% consideram-no regular e 23% classificam-no como ruim ou péssimo.

Chega a 75% a taxa dos que dizem ter tomado conhecimento das denúncias feitas por Roberto Jefferson. Desses, 19% se dizem bem informados, 38% mais ou menos informados e 18% mal informados a respeito.

Após as denúncias, a taxa dos que acreditam na existência de corrupção no governo Lula atinge seu maior patamar, chegando a 70%. Essa taxa é similar à verificada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, em pesquisas realizadas em março de 2001 (71%) e em maio de 2002 (69%).

Para cerca de metade (48%) dos brasileiros a corrupção no governo Federal, depois da posse de Lula, continuou igual à que existia durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Para 22% ela aumentou e, para 24%, diminuiu.

Entre os que acreditam na existência de corrupção no governo, 53% acham que Lula tem um pouco de responsabilidade nesses casos; 29% acreditam que o presidente tem muita responsabilidade e 15% isentam o petista de qualquer responsabilidade pela corrupção que existe em seu governo.

São Paulo, 20 de junho de 2005