Reprovação ao Congresso chega a 48%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A maior parte dos brasileiros continua dando ao Congresso Nacional a pior avaliação recebida por parte de senadores e deputados federais desde o chamado escândalo do Orçamento, que se tornou público em 1993. É o que revela pesquisa realizada pelo Datafolha na quarta-feira, 10 de agosto de 2005. Para 48%, o desempenho dos senadores e deputados federais eleitos em 2002 vem sendo ruim ou péssimo. Em novembro de 1993, 56% dos brasileiros faziam essa avaliação de seus congressistas.

Para 35% os deputados e senadores que estão atualmente no Congresso estão tendo um desempenho regular e para 12% eles vêm sendo ótimos ou bons.

A pesquisa mostra oscilações, dentro da margem de erro, em relação à pesquisa anterior, realizada no dia 21 de julho, quando o desempenho do Congresso era reprovado por 46%, considerado regular por 36% e aprovado por 11%.

O Datafolha ouviu 2551 brasileiros, a partir de 16 anos de idade, em municípios de todas as unidades da Federação, e a margem de erro máxima para o levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.