Saltar para o conteúdo principal

Aprovação a Lula atinge 73%

Opinião Pública -

Há sete anos e dois meses no governo, o presidente Lula tem a aprovação de 73% da população brasileira, repetindo o desempenho observado na pesquisa passada, em dezembro de 2009, quando 72% o avaliaram como ótimo ou bom, e mantendo assim a avaliação mais alta desde o início do seu mandato, e o histórico de presidente em exercício melhor avaliado, desde as primeiras pesquisas do Datafolha sobre o governo federal, em 1990.

Também a parcela dos que consideram regular o governo do presidente Lula permanece praticamente inalterada em relação a dezembro (20% agora, ante 21%), sendo menor do que agosto (25%) e março de 2009 (27%). Já os que desaprovam o desempenho do presidente somam 5%, ante 6% verificado tanto em pesquisa de dezembro quanto em maio de 2009. Não sabem avaliar, 1%.

A maior aprovação a Lula continua sendo no Nordeste (84% de ótimo ou bom, ante 81% obtido em dezembro), ficando também acima da média entre os brasileiros de 35 a 44 anos de idade (79%), enquanto taxas menores de aprovação são verificadas novamente no sul do país (65%), entre os mais escolarizados (65%) e entre os mais ricos (56% entre os que têm renda familiar acima de dez salários mínimos). Entre os que declaram intenção de votar em Dilma Rousseff, candidata oficial de seu partido, a aprovação alcança 90% ou mais.

Na nota média, em uma escala de notas de zero a dez atribuídas a seu governo, Lula obtém 7,8. Em dezembro de 2009 a nota média observada foi de 7,7, enquanto era 7,6 tanto em maio do ano passado quanto em novembro de 2008.

Baixe esta pesquisa