Saltar para o conteúdo principal

59% acreditam na evolução entre as espécies, sob o comando de Deus

Opinião Pública -

Questionados sobre a concordância com algumas frases relacionadas à questão criacionista - teorias sobre a origem e o desenvolvimento da espécie humana-, a maioria dos brasileiros de 16 anos ou mais (59%) acredita que "Os seres humanos se desenvolveram ao longo de milhões de anos a partir de formas menos evoluídas de vida, mas com Deus guiando esse processo de evolução". É o que revela pesquisa Datafolha realizada nos dias 25 e 26 de março de 2010, com 4.158 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Uma parcela menor (25%) acredita, porém, que "Deus criou os seres humanos de uma só vez praticamente do jeito que são hoje, em algum momento nos últimos dez mil anos", opinião diferente de outros 8%, que acreditam que "Os seres humanos se desenvolveram ao longo de milhões de anos a partir de formas menos evoluídas de vida, mas sem a participação de Deus nesse processo".

Os espíritas são os que mais acreditam em um processo de evolução do homem a partir de outras formas de vida sob o comando de Deus (74% do segmento), parcela que é de 60% tanto entre os católicos quanto entre os evangélicos pentecostais e não-pentecostais.
Destaca-se a parcela de umbandistas (33%) e de evangélicos pentecostais (30%) que acreditam que "Deus criou os seres humanos de uma só vez praticamente do jeito que são hoje, em algum momento nos últimos dez mil anos". Esses resultados estão acima da média da população.

Entre os ateus, apenas uma pequena parcela acredita que Deus guiou o processo de evolução das espécies (33%). A maioria (56%), crê que Deus não interferiu no desenvolvimento dos seres humanos.

Já nos diferentes segmentos, observa-se que, quanto maior a renda e a escolaridade, mais pessoas acreditam na interferência divina no desenvolvimento dos seres humanos.

O inverso acontece nas diferentes quebras de idade. Em comparação com os mais velhos, os jovens de 16-24 anos acreditam mais que Deus guiou o processo de evolução das espécies.

Os índices também variam nas diferentes regiões do Brasil. Enquanto do Sul apenas 51% dos entrevistados concordaram com a frase "Os seres humanos se desenvolveram ao longo de milhões de anos a partir de formas menos evoluídas de vida, mas com Deus guiando esse processo de evolução", esse percentual sobre para 63% no Nordeste e para 66% no Norte/Centro Oeste.

São Paulo, 29 de março de 2010

Baixe esta pesquisa