Eleitores dizem que Serra é mais experiente, pró-empresários e ricos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Imagem de Dilma é associada à defesa dos pobres e das mulheres

Serra é o candidato mais experiente na disputa pela sucessão de Lula. É o que mostra pesquisa realizada pelo Datafolha que mostra como a população avalia a imagem dos principais candidatos à presidência em 24 atributos.

Neste levantamento, foram entrevistados 2660 eleitores de 16 anos ou mais nos dias 20 e 21 de maio de 2010, e a margem de erro é dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foi a primeira pesquisa realizada após a exibição do programa eleitoral do PT, no último dia 13, e após a desistência de Ciro Gomes de concorrer à presidência.

O atributo experiência foi associado ao candidato José Serra. Dos eleitores, 64% consideram o ex-governador de São Paulo mais experiente, 17% citaram Dilma e Marina foi lembrada por 5%. Mesmo entre os eleitores da ex-ministra Serra alcança bons índices, com 51%, contra 36% da candidata.

Os eleitores também acreditam que, em geral, o tucano está mais preparado para ser presidente. Para 45% (50% entre os que têm ensino superior, 52% no Sudeste) Serra está mais preparado que Dilma, que alcançou 29% das citações (34% no Nordeste) e que Marina, que obteve 6%.

Os eleitores também associaram José Serra como sendo o candidato que mais defenderá os ricos se eleito. Neste quesito, 45% apontaram o nome de Serra, 15% de Dilma e 3% de Marina. Dentre os eleitores do tucano, os percentuais são mais equilibrados. Disseram que Serra é o candidato defenderá os ricos 29%, enquanto 21% citaram que Dilma o fará.

Por outro lado, Dilma é a candidata mais associada à defesa dos pobres, com 37%, enquanto Serra e Marina tecnicamente empatam, com 21% e 18%, respectivamente.

Dilma também lidera as citações e Serra tem a pior avaliação quando a pergunta é "quem defenderá os interesses das mulheres se eleito?". A petista tem 45%, seguida por Marina, com 22% (28% no Norte/Centro-Oeste, 39% entre os que têm escolaridade superior) e por Serra, com 14%. Já entre os eleitores de Serra o candidato tem 33%, Dilma possui 27% e Marina atinge 21%.

Quando questionados sobre qual candidato é mais democrático, 33% dos eleitores citaram José Serra (PSDB), 25% Dilma Rousseff (PT) e 14% Marina Silva (PV). Entre os eleitores de Dilma, 53% a consideram mais democrática (contra 17% de Serra), enquanto que, entre o eleitorado de Serra, 59% consideram o tucano mais democrático e apenas 9% citaram a petista.

Entretanto, o candidato do PSDB também foi considerado mais autoritário. Dos eleitores, 35% citaram Serra, 25% Dilma (41% entre os que têm ensino superior) e 7% Marina. Mesmo entre seus próprios eleitores, Serra é considerado mais autoritário que a candidata petista (35% a 28%).

Já no atributo simpatia, os dois candidatos líderes na pesquisa têm uma imagem semelhante perante o eleitorado e empatam tecnicamente quando se avalia qual dos candidatos é mais simpático. Dilma é citada por 29%, Serra por 28% e Marina por 19% (destacando-se entre a população com renda familiar de 5 a 10 salários mínimos, com 33%). Nesse caso, a polarização dá-se entre os eleitores de cada um dos principais concorrentes ao Planalto. Dos eleitores de Serra, 57% o consideram mais simpático, enquanto 60% dos eleitores da petista consideram que ela tem esse atributo.

Por consequência, o mesmo ocorre quando se avalia qual dos candidatos é mais antipático. Citaram Serra 27% (47% entre os eleitores de Dilma), Dilma 23% (39% entre os que têm ensino superior, 38% entre os eleitores de Serra), e Marina 11%.

Também se observa equilíbrio entre os percentuais quando foi avaliado o equilíbrio emocional dos candidatos. Dilma foi considerada a mais desequilibrada emocionalmente por 20% dos eleitores (29% entre que têm ensino superior), Serra e Marina por 15%. O mesmo ocorreu para a questão sobre qual candidato é o mais indeciso. Marina foi lembrada por 20% dos eleitores, Dilma por 18% e Serra por 16%.

Os eleitores acreditam que, dos principais candidatos, Serra é o mais inteligente. Dos eleitores, 42% citam o peessedebista (50% entre os que têm renda familiar superior a dez salários mínimos e 70% entre seus eleitores), 23% Dilma e 10% Marina.

Em relação à questão "qual candidato é mais realizador?", Serra foi citado por 40% (50% entre os com renda familiar entre 5 e 10 salários mínimos, 68% entre seus eleitores), Dilma por 24% (49% entre seus eleitores) e Marina por 7%.

Dilma e Serra empatam em relação à imagem de modernidade. Acreditam que a petista é mais moderna e inovadora 27%, mesmo percentual de Serra. Marina tem 13%.

Já em relação a estar mais preparado para combater o desemprego, observa-se empate técnico. Avaliam que Dilma está mais preparada 36%, 33% citam Serra e Marina é lembrada por 8%.

No combate à violência, o tucano leva vantagem sobre a petista. Dos eleitores, 35% avaliam que o ex-governador está mais preparado para combater a violência (43% entre os que ganham mais de 10 salários mínimos), 29% acham que é Dilma e 8% citam Marina.

A vantagem de Serra sobre Dilma é maior na área da Saúde. Quase metade dos eleitores (48% total, 65% entre os com renda familiar acima de dez salários mínimos) acha que o ministro da Saúde no governo FHC é o mais preparado para cuidar dessa área, 25% consideram Dilma e 8% acham que é Marina.

Em relação aos preparos para a área de educação, para a manutenção da estabilidade econômica e para proteger o país contra crises econômicas de outros países os dois candidatos empatam tecnicamente na percepção do eleitorado. Acham que Serra é o mais preparado para cuidar da educação 34%, 32% acreditam que é Dilma (39% no Nordeste) e 13% citam Marina.

Quando questionados sobre quem é o mais preparado para manter a estabilidade econômica, 36% citam Dilma (42% entre os homens), 34% Serra (47% entre os com renda familiar acima de dez salários mínimos) e 6% Marina.

Já em relação a estar mais preparado para proteger o Brasil contra crises econômicas de outros países, 35% acham que Dilma é a mais preparada, 34% avaliam que é Serra (39% no Sudeste, 46% entre os com renda familiar acima de dez salários mínimos) e 6% citam Marina.

Os eleitores, porém, acham que Serra é o candidato que mais defenderá os empresários. Nesse atributo, o peessedebista tem 50% das citações, contra 16% de Dilma e 3% de Marina. Mesmo os eleitores de Serra acreditam que o candidato defenderá os empresários (49% citam Serra e 17% citam Dilma).

O eleitorado também acredita que o tucano é quem mais vai privatizar empresas estatais. Dos eleitores, 38% citam que o ex-governador paulista é o mais privatista (32% no Sul, 49% entre os que têm renda familiar entre 5 e 10 salários mínimos) 15% atribuem essa citação à ex-ministra da Casa Civil e 4% à ex-ministra do Meio-Ambiente.

Serra e Dilma empatam tecnicamente em relação a quem mais defenderá os funcionários públicos. Nesse quesito, a petista atinge 31% das respostas (39% entre os que têm renda entre 5 a 10 salários mínimos), Serra 28% e Marina 10%.

O mesmo ocorre quando os eleitores avaliam quem foi mais atuante no combate à ditadura. Consideram que Serra foi mais atuante 24% (18% no Sul), 21% acham que foi Dilma (34% entre os que têm escolaridade superior) e 6% citam Marina.

São Paulo, 27 de maio de 2010.