Metade dos brasileiros é contra a adoção de crianças por homossexuais

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Quando perguntados sobre a adoção de crianças por casais homossexuais, 51% dos brasileiros se posicionam contrários a essa prática, enquanto que 39% se mostram favoráveis. Dos entrevistados, 6% são indiferentes e outros 4% não souberam opinar. Os jovens com a faixa etária entre 16 e 24 anos são os mais progressistas nesse sentido, já que 58% demonstram que são a favor da adoção de crianças por casais homossexuais, enquanto que 34% são contrários, o oposto do que acontece com os mais idosos, com idade superior a 60 anos (68% são contrários contra 19% favoráveis. Entre os menos escolarizados, a mesma inversão desse índice pode ser notada, já que 60% são contrários à adoção contra 28% favoráveis).

Os índices também saem da média quando os segmentos analisados são as religiões. Enquanto que entre os católicos 47% são contrários ante 41% a favor desse tipo de adoção, entre os evangélicos pentecostais a desaprovação a adoção chega a 71%, contra somente 22% favoráveis. O mesmo ocorre com os evangélicos não pentecostais, dos quais 65% se mostram contrários ante 30% favoráveis. Já entre os espíritas kardecistas a situação se inverte: 67% são favoráveis a adoção de crianças por casais homossexuais, contra 21% contrários.

A pesquisa for realizada entre os dias 20 e 21 de maio de 2010, com 2660 entrevistados em todo território nacional. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

São Paulo, 27 de maio de 2010.