Lula bate novo recorde de popularidade

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Taxa de Aprovação é de 78%

Pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 30 e junho e 01 de julho revela que 78% dos eleitores aprovam o desempenho do presidente Lula; esse é o seu maior índice de aprovação desde o início de seu mandato. Na pesquisa realizada em maio, 76% avaliavam positivamente o governo Lula e em abril esse índice era de 73%. O percentual daqueles que consideram o governo Lula regular é de 17%, em maio era 19% e em abril 22%. As taxas dos que avaliam o governo atual como ruim ou péssimo é, na atual pesquisa, 4%, contra 5% em maio e abril. Os índices não se alteraram significativamente em relação aos resultados de pesquisas anteriores.

Em três anos e quatro meses, o presidente aumentou em 30 pontos sua popularidade. Em março de 2007, 48% dos entrevistados consideravam que Lula fazia um governo bom ou ótimo, 37% achavam Lula regular, e 14% ruim ou péssimo.

Os índices de aprovação ao governo Lula no mês de junho continuam caracterizando-o como o presidente mais bem avaliado pela população desde o início das sondagens do Datafolha, em 1990.

Lula voltou a ganhar aprovação entre as mulheres, com um índice de 76% (maio 75% e abril 70%). A melhor avaliação do governo Lula é entre os eleitores brasileiros com menor grau de escolaridade, com 81% de ótimo ou bom (78% em maio e 75% em abril). Entre aqueles com ensino superior, 70% avaliam o governo como ótimo ou bom, 24% como regular e 6% como péssimo.

Quando perguntados que nota de zero a dez atribuiriam os eleitores ao governo Lula, a nota média variou pouco em relação à pesquisa anterior: em junho chegou a 8,1 e em maio era de 8,0. As maiores pontuações foram verificadas no Nordeste em que 50% dos entrevistados deram nota 10 e no Norte e Centro Oeste, 35% dos entrevistados deram nota máxima.