Antes das quartas de final, aprovação a Dunga cresce de 49% para 69%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Robinho e Kaká são os melhores jogadores da Copa e da Seleção Brasileira

Pesquisa Datafolha realizada entre os dias 30 de junho e 01 de julho de 2010, antes do jogo contra a Holanda pelas Quartas de Final da Copa, revela que o trabalho do técnico Dunga à frente da Seleção Brasileira de Futebol é aprovado por 69% dos eleitores brasileiros. Esse é o índice dos que acham que Dunga vem realizando um ótimo ou bom trabalho. É a melhor avaliação de Dunga desde novembro de 2007, quando foi realizada a primeira pesquisa de avaliação do técnico. Em maio de 2010, antes do início da Copa, esse índice era de 49%.

O Datafolha ouviu 2658 eleitores em todo o território nacional. A margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Consideram regular o desempenho de Dunga 22% (parcela que era de 27% em maio de 2010), e 3% acham que ele é ruim ou péssimo (em maio eram 11%). Dos entrevistados, 6% não sabem avaliar o trabalho de Dunga.

Aprovam o trabalho de Dunga, principalmente os eleitores brasileiros que vivem no Sul, com 73% (eram 57% em maio) de citações entre ótimo e bom, assim como os que ganham entre cinco e dez salários mínimos, com aprovação de 74% (eram 59%). Os mais escolarizados também aprovam o trabalho de Dunga, dos quais 75% o citam como ótimo e bom.

Perguntados se estão satisfeitos ou insatisfeitos com a Seleção Brasileira na Copa, 80% dos entrevistados se declaram satisfeitos e 15% insatisfeitos. Esse índice de satisfação chega a 85% entre os nordestinos, 84% entre os moradores das regiões Norte e Centro-oeste e 91% entre os que aprovam o trabalho do técnico Dunga.

Quando perguntados sobre quem ganha a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, 71% dos eleitores acreditam que o Brasil sairá vencedor. Na pesquisa anterior, de 16 de abril, eram 64%. Os que não sabiam anteriormente quem deveria ganhar a Copa eram 24%, ante 11% da pesquisa atual. A seleção que mais obteve alteração em relação à pesquisa anterior foi a Argentina, antes com apenas 3% de citações, e agora com 10% das citações. Entre os nordestinos, 80% acreditam na vitória do Brasil na África do Sul. Acreditam que a Alemanha ganhe a Copa 5% dos entrevistados, Espanha e Holanda têm 1% cada.

Perguntados sobre quem é o melhor jogador da Copa até agora, os eleitores brasileiros afirmam que Robinho e Kaká, ambos com 14% das citações cada um, são os melhores jogadores da Copa de 2010. Os jogadores são seguidos por outros brasileiros: Lúcio com 11% das citações e Luis Fabiano com 10%. Com 9% surge o primeiro estrangeiro, o argentino Messi. São citados ainda Elano, com 3%, Davi Villa, da Espanha e Cristiano Ronaldo de Portugal, ambos com 2% cada. Com 1% cada, Juan, Julio Cesar e Maicon da Seleção Brasileira, Higuaín e Tevez (ambos da Argentina) e Özil da Alemanha.

Para 44% dos eleitores brasileiros, Dunga é o melhor técnico entre as seleções que participam do mundial. Outros 18% acreditam que Maradona, da Argentina é o melhor, seguido por Joachim Löw, da Alemanha com 6%. Um terço não soube responder. São citados ainda. Bert Van Marwijk (técnico da Holanda) e Vicente Del Bosque (técnico da Espanha), com 1% cada.

Kaká, com 19% e Robinho, com 18% das citações são os melhores jogadores brasileiros até agora na Copa da África segundo os entrevistados. A seguir são citados Lúcio, com 16% e Luis Fabiano com 14%. Não souberam responder, 15%. Ainda são citados: Elano e Júlio César (3% cada) e com 1% cada Maicon, Juan, Nilmar e Ramires.

O pior jogador brasileiro, segundo a pesquisa Datafolha é Kaká, com 11% das citações, seguido por Felipe Melo com 6%, Julio Batista com 4%, Michel Bastos, com 3%, Robinho, Josué e Grafite com 2% cada, Gilberto Silva, Daniel Alves, Luis Fabiano, Elano, Ramires e Kléberson, com 1% cada. Não souberam responder, 40% e 19% não apontam nenhum jogador.

A maioria (60%) dos brasileiros credita aos jogadores a classificação do Brasil para a próxima fase. A comissão técnica é citada por 17% e os dirigentes da CBF por 3%. Não souberam responder 17%.

Para os que responderam que os jogadores foram os responsáveis pela classificação, 47% afirmam que Robinho, e Kaká(45%) são os principais responsáveis pela classificação da Seleção até agora. Luis Fabiano (39%), Lúcio (24%), Julio Cesar (14%), Elano (13%), Juan (10%), Maicon (6%), Ramires (4%), Daniel Alves (3%) e Nilmar (2%) são citados como responsáveis. Com 1% cada ainda surgem Gilberto Silva, Michel Bastos, Julio Batista e Felipe Melo. Responderam que todos os jogadores são responsáveis 11% e outros 9% não souberam responder.

São Paulo, 01 de Julho de 2010.