Luciano Ducci, de Curitiba lidera ranking dos prefeitos de 7 capitais

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Márcio Lacerda, de Belo Horizonte, é o segundo

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, do PSB, lidera o ranking de prefeitos em estudo do Datafolha, junto aos eleitores de sete capitais brasileiras. Como principal critério para o ranking, o Datafolha utiliza a nota média atribuída aos prefeitos, em uma escala que vai de zero a dez; caso ocorra empate, um índice de popularidade construído pelo instituto é utilizado como critério de desempate.

Esse índice varia de 0 (reprovação total) a 200 (aprovação absoluta), e é calculado subtraindo-se as taxas da avaliação negativa (ruim e péssimo) das avaliações positivas (ótimo e bom). A esse resultado soma-se 100 (para evitar a ocorrência de números negativos), e se chega assim ao índice de popularidade. Para esse cálculo as taxas referentes aos entrevistados que não sabem opinar são excluídas.

A nota média de Luciano Ducci é de 6,5. Já a aprovação ao prefeito curitibano chega a 50% (avaliação de ótimo ou bom a seu governo), após quatro meses de governo. Os que consideram sua gestão regular somam 30%, e ruim ou péssimo atinge apenas 5%. Com esses resultados, o índice de popularidade do prefeito é de 153 pontos, 12 pontos a mais do que o segundo colocado.

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), é o segundo melhor avaliado, com nota média de 6,3, e aprovação de 51%. Avaliam-no como regular 31%, e 12% ruim ou péssimo. Márcio Lacerda tem índice de popularidade de 141 e está no cargo há um ano e sete meses.

A terceira posição é ocupada por Eduardo Paes (PDMB), do Rio de Janeiro. A nota média atribuída ao prefeito é de 5,8. Seu governo é considerado ótimo ou bom por 35%, enquanto os que avaliam sua gestão como regular é de 41%. Desaprovam-no 21%, e 3% não sabem opinar. O prefeito do Rio de Janeiro está no cargo há um ano e sete meses e tem índice de popularidade de 114 pontos.

O prefeito da maior cidade do país, há quatro anos e quatro meses, Gilberto Kassab (DEM), fica na quarta posição. Os moradores de São Paulo atribuem nota 5,5 ao prefeito. Avaliam-no como um prefeito ótimo ou bom 42%. Consideram-no regular 31%, e 26%, ruim ou péssimo, 1% não sabe avaliar sua gestão. Gilberto Kassab tem índice de popularidade de 116 pontos.

O prefeito da capital gaúcha, no cargo há quatro meses, José Fortunatti (PDT) ficou na quinta posição entre os prefeitos avaliados, com nota média de 5,4 e aprovação de 26%. A parcela dos que o avaliam como regular é de 40%. Outros 12% consideram-no ruim ou péssimo, 22% não sabem dizer. O índice de popularidade do prefeito de Porto Alegre é de 118 pontos.

João da Costa (PT), prefeito de Recife ocupa a sexta posição no ranking dos prefeitos. Os recifenses atribuíram nota 5,3 ao prefeito. Ele está no cargo há um ano e sete meses. Aprovam o prefeito 30% da população, avaliam-no como um prefeito regular 37%, e 31% consideram-no ruim ou péssimo. 2% não souberam opinar. O índice de popularidade do prefeito da capital de Pernambuco é de 99 pontos.

Último no ranking dos sete prefeitos avaliados, João Henrique Carneiro (PMDB), de Salvador, foi aprovado por 20% dos soteropolitanos. Entre os prefeitos avaliados ele é o que está mais tempo no cargo, cinco anos e sete meses. Consideram João Henrique um prefeito regular 39%, e outros 39% avaliam-no como ruim ou péssimo. O seu índice de popularidade é de 81 pontos.