Em SP, UOL e Folha lideram compartilhamento no Facebook

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O Facebook já alcança quase metade dos moradores da cidade de São Paulo e é utilizado pela maioria dos seus usuários para compartilhar notícias.

Pesquisa Datafolha realizada com 16 anos ou mais, entre os dias 27 e 28 de junho, mostra que 46% possuem conta na rede social criada por Mark Zuckerberg

54% dos moradores da cidade de São Paulo não possuem conta no Facebook, principalmente, os entrevistados mais velhos (93%), os menos escolarizados (84%), os mais humildes (71%) e os que têm 45 a 59 anos (71%). Já o índice dos que possuem conta na rede social foi de 46%.

Na análise por variáveis sócio demográficas, observa-se que a taxa dos que têm Facebook aumenta conforme a escolaridade e a renda familiar mensal dos entrevistados aumentam, e, também, conforme a faixa etária diminui.

Entre os entrevistados com escolaridade mais baixa, essa taxa é de 16%, sobe para 55%, entre aqueles com escolaridade média, e alcança 70%, entre os mais escolarizados.

A mesma tendência é vista por renda. Entre os mais pobres, essa taxa é de 29%, sobe para 49% entre os que recebem entre 2 e 5 salários dois a cinco salários mínimos, e vai para 63% aqueles com renda de 5 a 10.

Uma análise por faixa etária mostra que a parcela dos que têm conta no Facebook de 78% entre os mais jovens, diminui para 60%, entre os que têm 25 a 34 anos, para 49% entre os que têm 35 a 44 anos, para 29% entre os que têm de 45 a 59 anos e fica em 7% entre os mais velhos.

Dois a cada três entrevistados (65%) com conta no Facebook declararam ter o hábito de compartilhar notícias. Os veículos de notícias mais citados para esse fim são: UOL (29%), Folha de S. Paulo (28%), Globo.com (22%), G1 (19%), Terra (16%), R7 (16%), Estadão (15%) e Veja (12%), entre outros menos citados.

Twitter

Em comparação com o Facebook, o Twitter se mostra pouco popular entre os moradores da capital, atingindo 10% dos paulistanos adultos.

Entre os mais jovens e entre os mais escolarizados esse índice é mais alto, respectivamente, de 22% e 17%, enquanto entre os mais velhos e entre os menos instruídos alcança apenas 1% e 3%.

O índice de compartilhamento de notícias também foi menor do que o visto no Facebook: 38% declaram ter esse hábito..

Os veículos de noticias mais citados para compartilhar notícias são parecidos: Folha de S. Paulo foi citada por 45%, UOL, por 30%, G1, por 25%, Terra, por 23%, Ig e Estadão, por 18% (cada um) e Veja e R7, por 15% (cada um), entre outros veículos menos citados.

Veja matéria sobre a pesquisa publicada na Folha.