9% dos brasileiros afirmam correr grande risco de ficar sem ocupação

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Uma parcela de 9% dos brasileiros com 16 anos ou mais afirma correr grande risco de ficar sem trabalho ou emprego nos próximos meses. É o que aponta pesquisa Datafolha realizada entre os dias 7 e 9 deste mês, que também indica que 23% sinalizam correr algum risco de ficar sem emprego ou trabalho, e que a maioria (66%) não sente essa ameaça.

O índice de desemprego vem sendo acompanhado de perto por governo e analistas, que buscam identificar uma possível reviravolta no mercado de trabalho brasileiro. Nos últimos anos, a taxa de desemprego se manteve em baixa, apesar do fraco desempenho da economia nacional.

Segundo dados divulgados pelo IBGE nesta semana, a taxa de desemprego nas principais regiões metropolitanas brasileiras recuou para 5,6% em julho. Foi o primeiro recuo do índice no ano, e o resultado ficou abaixo do previsto pelos analistas, conforme matéria publicada na Folha.

Sentem-se mais seguros com relação ao emprego os brasileiros que têm ensino superior (74%), e os moradores da região Sul do país (73%).

Para 17%, o temor de perder o emprego é o que mais provoca medo (entre os mais pobres esse índice alcança 23%), e 27% afirmam que isso é uma das coisas que mais lhes causa medo. Outros 54% indicam que ficar sem trabalho ou emprego é uma coisa que não causa medo - sobretudo, entre os mais escolarizados e habitantes do sul do país (63%, cada um) e entre os mais ricos (78%).

Essas taxas se mantiveram estáveis em relação à última pesquisa Datafolha, quando 20% declararam que ficar sem emprego era a coisa que mais lhe dava medo; 28%, que era uma das coisas que mais lhe dava medo; e 50%, que era uma coisa que não causava medo.