48% dos brasileiros se identificam com valores ideológicos de direita

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O comportamento ideológico de 48% dos brasileiros tende a ser de direita, dentro de um espectro que vai da direita (11%) a centro-direita (38%). É o maior grupo com opiniões semelhantes em temas como aborto, posse de armas, causa da pobreza e homossexualidade.

Em seguida, como o segundo grupo mais representativo em relação aos mesmos temas, aparece a esquerda, que agrega 30% da população do país, com a maioria deles na centro-esquerda (26%) e os demais à esquerda (4%). Os brasileiros no centro do espectro ideológico somam 22%.

Para chegar a esses grupos ideológicos, o Instituto Datafolha questionou os brasileiros sobre uma série de questões envolvendo concepções políticas e sociais, que buscam sempre a demarcação de valores opostos e a tomada de posição em relação a eles.

Os resultados obtido mostram que a opinião de que crer em Deus torna uma pessoa melhor divide muito menos os brasileiros do que a questão da pena de morte ou a discussão sobre o papel dos sindicatos, por exemplo.

Cada grupo é resultado da combinação dessas respostas, pontuadas de acordo com valores identificados com os pensamentos de esquerda e direita.

No site da Folha, é possível responder a essas questões e descobrir a qual grupo ideológico se pertence.