89% são contrários ao aumento do IPTU

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

64% são contra o reajuste do IPTU para manter a tarifa de ônibus congelada

Pesquisa Datafolha mostra que o aumento do IPTU, aprovado ontem à noite na Câmara de Vereadores, é reprovado pela maioria dos moradores da capital. Nove a cada dez entrevistados (89%) são contra o aumento do imposto, 5% são a favor, 3% são indiferentes e outros 3%, não souberam responder.
O questionário foi fechado antes da decisão da Câmara sobre o reajuste. A pergunta aplicada considerava o aumento do IPTU entre 18% e 24%. Ao final da votação o reajuste foi fixado em 20%, dentro desse intervalo.

Nesse levantamento, no dia 25 de outubro de 2013, foram realizadas 690 entrevistas junto aos moradores da cidade de São Paulo. A margem de erro máxima é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Tomaram conhecimento do aumento do IPTU 67%, desses 26% declararam estar bem informados, 34% mais ou menos informados e 7%, mal informados.
Tomaram conhecimento, principalmente, os mais velhos (79%), os mais ricos (81%) e os mais escolarizados (83%). Um terço (33%) respondeu não ter ficado sabendo, entre os mais jovens e entre os mais pobres esse índice alcança, respectivamente, 58% e 43%.

O valor do reajuste do IPTU também não agradou a maioria dos entrevistados. Para 83%, o percentual de reajuste do IPTU foi maior que o necessário - principalmente para os que souberam da medida (89%) -, para 8% foi adequado, para 3% foi menor que o necessário, e 6%, não souberam responder.
A proposta enviada à Câmara pelo prefeito Fernando Haddad prevê um novo aumento do IPTU, a partir de 2015, para os imóveis com valorização acima dos tetos do reajuste. Esse aumento parcelado do IPTU também não agradou a maioria dos moradores da capital, 57% são contra, 38% são a favor, 2% são indiferentes e 3% não souberam responder.

Um dos argumentos apresentados pelo prefeito para justificar o aumento do IPTU foi que parte do reajuste será utilizado para manter o valor da tarifa dos ônibus congelada. Dois terços (64%) são contra o aumento do IPTU para manter a tarifa dos ônibus em R$ 3,00, 32% são a favor, 2% são indiferentes e outros 2% não souberam responder.

Taxas acima da média de aprovação ao aumento do IPTU, para manter a tarifa dos ônibus em R$ 3,00, são encontradas entre os mais jovens (44%) e entre os que não tomaram conhecimento do aumento do IPTU (47%). Enquanto taxas acima da média de reprovação à medida são encontradas entre os que pagam IPTU (70%), entre os que tomaram conhecimento do aumento do IPTU (72%), entre os que possuem ensino superior (76%) e entre os que têm renda familiar mensal de mais de dez salários mínimos (78%).

O aumento do IPTU aprovado pela Câmara também prevê reajuste maior do IPTU nos bairros mais ricos do que nos mais pobres. Essa proposta foi aprovada por 62% dos entrevistados, 35% são contrários (entre os que pagam IPTU e entre os que moram na zona sul, esse índice é de 41%, para cada um) e 1% indiferente.

Metade dos entrevistados (52%) pagam IPTU, 40% moram em imóveis isentos de cobrança de IPTU e 8% não souberam responder.