59% dos paulistanos tiram férias

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa Datafolha realizada com moradores da cidade de São Paulo no dia 16 de outubro revela que a maioria (59%) costuma tirar férias anualmente,.

Destes, 16% costumam tirar até quinze dias de férias, 9% saem por vinte dias e a maior parte (34%) costuma tirar trinta dias ou mais de férias.

O Datafolha realizou 607 entrevistas na cidade de São Paulo, a margem de erro do levantamento é de quatro pontos para mais ou para menos.

Afirmam viajar a lazer para outros estados do Brasil 42%, e 56% viajam para outras cidades do estado.

O Datafolha questionou também o hábito dos paulistanos de viajar a lazer para outros países, neste caso o índice dos que viajam para o exterior é de 6%.

A maioria (59%) dos paulistanos costuma tirar férias anualmente,. Destes, 16% costumam tirar até quinze dias de férias, 9% saem por vinte dias e a maior parte (34%) costuma tirar trinta dias ou mais de férias.

Em média, o paulistano tira vinte e cinco dias de férias. Não costumam sair de férias 41%.

Dos assalariados registrados (33%), a maioria (77%) costuma tirar férias integrais, contra 23% que dizem vender parte das férias e 1% que não respondeu.

O período preferido do paulistano para sair de férias é o mês de dezembro, 35% costumam tirar férias neste mês, seguido do mês de janeiro com 28%, 20% preferem sair no mês de julho, 12% no mês de junho e 7% em março, costumam sair em setembro, outubro e novembro 6%, cada, em agosto 5%, em abril 4% e em maio 3%.

A maioria (85%) dos paulistanos que tiram férias costuma viajar, principalmente os mais ricos (95%) e os mais escolarizados (91%).

Para 39%, um mês é o tempo ideal para viajar

O Datafolha perguntou para os que viajam nas férias quanto tempo costumam passar viajando. Cerca de um terço (32%) diz que costuma viajar durante uma semana, outro terço (33%) durante duas semanas (56% entre os mais ricos), praticamente o mesmo índice (31%) dos que passam de três a quatro semanas viajando.
Apenas 1% disse viajar por mais de um mês e 3% não responderam ou deram outras respostas.

Taxas semelhantes foram registradas na pesquisa de 2005, quando 30% disseram viajar por uma semana, 32% por duas semanas, 33% por três semanas ou quatro semanas e 4% viajavam por mais de um mês.

A maioria (86%) prefere viajar acompanhado nas férias, contra 14% que preferem viajar sozinho. E em 2005 essas taxas eram de 89% e 11%, respectivamente.

Dos que preferem viajar acompanhados, a maioria (60%) gosta mais de viajar com o namorado (a), esposa ou marido, 31% preferem viajar com os filhos, 11% com os amigos (era 24% em 2005), 10% com os pais, 4% com os irmãos e 2% citaram familiares sem especificar o grau de parentesco entre outras respostas.

O carro é o meio mais citado quando perguntado quais meios de transporte costuma utilizar quando viajam, 50% mencionaram esse tipo de locomoção, ônibus foi citado por 44%, avião por 40% e trem por 2%.

Praia é a viagem preferida nas férias

O Datafolha apresentou aos entrevistados uma lista de locais, questionando qual o preferido para viajar. Praias foi o tipo de viagem mais citado (48%), seguido de natureza (22%), lugares mais urbanos (10%), lugares históricos (7%), viagens de aventura (5%) e lugares não turísticos (4%).

A maioria (95%) não costuma viajar a lazer para o exterior. Dos que viajam (5%) 2% dizem ir para Europa, 1% para os EUA e 1% para ambos.

A maioria dos paulistanos (89%) não costuma contratar uma agência de turismo quando viaja a lazer.

Falta de dinheiro impede férias

O Datafolha perguntou quais são os motivos impedem as férias, e o mais citado foi o financeiro (31%), principalmente por falta de condições financeiras (14%) e por não sobrar dinheiro para as férias (12%) entre outros.