Ações e eventos para jovens estão entre piores serviços nos bairros de SP

DE SÃO PAULO

As ações e eventos para jovens nos bairros de São Paulo estão entre os piores serviços dentre 35 itens consultados no DNA Paulistano, a mais completa pesquisa de opinião sobre hábitos, preferências e satisfação dos moradores da capital paulista. Os dados se referem à última edição do estudo, realizado pelo Instituto Dafafolha em 2012.

De 0 a 10, a nota média atribuída pelo conjunto de moradores de São Paulo às ações e eventos no próprio bairro para jovens é 3,7, a terceira pior entre os itens analisados. Fica à frente somente das ações e eventos para idosos (3,6) e da acessibilidade das ruas e avenidas para deficientes físicos (3), que obteve a pior nota..

O nível de satisfação com o próprio bairro, de forma geral, teve nota 5,5, e os serviços mais bem avaliados foram fornecimento de água (8,5), fornecimento de energia elétrica (7,8) e coleta de lixo domiciliar (7,5).

O gráfico a seguir mostra os serviços com avaliação acima da média para o conjunto da população da cidade, com destaque para os três melhores avaliados.

A análise geográfica dos resultados, conforme a divisão estabelecida pelo Datafolha para a leitura dos resultados do levantamento, mostra que a realidade verificada para os paulistanos de modo geral também vale para diversas regiões da maior cidade do país.

Dentre as sub-regiões da capital paulista, aquelas que abrangem os bairros mais afastados da região central (Norte 2, Sul 2 e Leste 2) têm nota abaixo da média para o conjunto de itens avaliados pelos moradores.

Chama a atenção o fato de que na Leste 2, que agrega os bairros da região Leste mais afastado do Centro, a nota atribuída às ações para os jovens tenha obtido a mesma nota que a quantidade de shopping centers - ambas têm a terceira pior nota média entre os 35 itens avaliados.

Na Norte 2, que reúne os bairros da região Norte mais distantes da zona central, a quantidade de shopping centers é o terceiro item com pior avaliação, e as ações e eventos voltados aos jovens vêm logo a seguir.

O DNA Paulistano é uma ampla pesquisa de opinião pública realizada periodicamente pelo Instituto Datafolha.

Sua última edição ocorreu em 2012, quando foram ouvidos 25.534 moradores de todos os distritos de São Paulo.

Os principais resultados e as informações sobre a metodologia aplicada podem ser encontrados no site especial da Folha sobre a pesquisa