Flamengo e Corinthians são os times com maior torcida

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Três a cada quatro brasileiros com dezesseis anos ou mais (77%) possui algum time de futebol de preferência. Dividem a preferência dos brasileiros, em primeiro lugar, o Flamengo, apontado espontaneamente por 18%, e o Corinthians, com 14%. Considerando a margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, ambos permanece tecnicamente empatados na liderança das maiores torcidas do país. A comparação com pesquisa realizada em 2012, porém, mostra uma oscilação positiva do Flamengo (que tinha 16%) e uma oscilação negativa do Corinthians (que também tinha 16% e, na época da coleta de dados, havia vencido a Copa Libertadores da América e se preparava para disputar o Copa do Mundo de Clubes da Fifa, no Japão).

O Flamengo obtém taxas acima da média entre os mais jovens (25%) e entre os moradores do Nordeste, Centro-Oeste e Norte (respectivamente 24%, 25% e 32%). Já o Corinthians se destaca entre os mais jovens (18%) e entre os moradores do Sudeste (20%).

Em seguida aparecem São Paulo (8%), Palmeiras (6%), Vasco (5%) e Grêmio (4%), que também estão empatados tecnicamente quando se considera a margem de erro do levantamento.

Dos que não tem nenhum time de preferência se destacam os segmentos: mais humildes (29%), menos escolarizados (30%), Não PEA (31%), mais velhos (32%), mulheres (33%) e não têm interesse pela Copa (39%).

Nesse levantamento, realizado entre 03 e 05 de junho de 2014, foram realizadas 4.337 entrevistas em 207 municípios, com margem de erro máxima 2 p.p. para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.