Para maioria, Governo de SP só o que lhe interessa sobre crise da água

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O baixo volume de água em importantes reservatórios e represas do Estado de São Paulo, causado pela falta de chuva, é de conhecimento de 99% dos eleitores paulistas. A maioria (57%) está bem informada sobre o tema, outros 34%, mais ou menos informados, e somente 7% estão mal informados. Também é majoritária, porém, a fatia dos que desconfiam das informações prestados pelo governo estadual sobre esse assunto.

Para 64% dos eleitores paulistas, o governo estadual tem fornecido, sobre a crise da água no Estado, somente as informações que interessam ao próprio governo, e 30% avaliam que o governo fornece todas as informações que tem disponível. Uma parcela de 6% não opinou a respeito.

Entre os eleitores com curso superior, 75% avaliam que o governo tem fornecidos somente as informações de seu interesse, índice que cai para 49% entre os menos escolarizados. A avaliação de que o governo só divulga as informações de seu interesse também fica acima da média entre aqueles com renda familiar de 5 a 10 salários (74%) e entre aqueles com renda superior a 10 salários (71%).

A maneira como o governador Geraldo Alckmin (PSDB) vem lidando com os problemas causados pela falta de água no Estado é aprovada por 28% dos eleitores paulistas, em patamar similar ao dos que a desaprovam (27%). Uma fatia de 39% considera regular a maneira que o governador tem tratado a crise da água, e 6% não têm opinião sobre o assunto. Os mais críticos à conduta do governador são, novamente, os mais escolarizados (34% desaprovam a maneira como vem lidando com a crise da água) e os mais ricos (35% entre aqueles com renda familiar superior a 10 mínimos).

Uma parcela de 28% dos eleitores do Estado de São Paulo teve o fornecimento de água para sua residência interrompido pelo uma vez nos últimos 30 dias. Destes, 5% tiveram problemas de falta de água por um dia, 4%, por dois dias, 5%, por três ou quatro dias, e 14%, por cinco dias ou mais. Há ainda 2% que não souberam responder. O problema de falta de fornecimento de água é mais grave na capital paulista, onde 46% tiveram o abastecimento interrompido nos últimos 30 dias, e em outros municípios da Região Metropolitana de São Paulo, onde 37% tiveram problemas.

O Datafolha realizou pesquisa sobre o mesmo tema nos dias 3 e 6 de junho deste ano, e a comparação entre os resultados mostra que se manteve estável a fatia dos que não sofreram com problemas no abastecimento de água nos 30 dias anteriores: 70%.