Em Minas, 64% desconhecem construção do aeroporto de Cláudio

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa Datafolha mostra que 64% dos eleitores mineiros não tomaram conhecimento da construção do aeroporto na cidade de Cláudio, em área que pertencia a um parente de Aécio Neves, então governador do Estado na época. Dos que tomaram conhecimento do fato (36%), 12% declararam estar bem informados, 15% mais ou menos informados e 9% mal informados.

Nesse levantamento realizado entre os dias 12 e 14 de agosto de 2014, o Datafolha entrevistou 1.238 eleitores em 50 municípios do Estado de Minas Gerais. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Quando perguntados se a construção do aeroporto beneficiou algum parente do ex-governador Aécio Neves, 39% dos entrevistados declararam que beneficiaram muito (entre os que tomaram conhecimento o índice alcança 61%) e 9%, que beneficiaram um pouco (entre os que tomaram conhecimento o índice alcança 15%). Para 5%, a construção do aeroporto em terras do tio-avô de Aécio não beneficiou nenhum parente do ex-governador (entre os que tomaram conhecimento o índice alcança 11%) e 47%, não souberam responder (entre os que tomaram conhecimento o índice alcança 13%).

Já quando perguntados se a população do município de Cláudio e região foram beneficiadas pela construção do aeroporto, 14% declararam que foram muito beneficiadas (entre os que tomaram conhecimento o índice alcança 21%), 18% um pouco beneficiadas (entre os que tomaram conhecimento o índice alcança 26%) e 18%, nada beneficiadas (entre os que tomaram conhecimento o índice alcança 34%). Metade (50%) dos entrevistados não soube responder (entre os que tomaram conhecimento o índice alcança 19%).

Por fim, quando a situação colocada em questão são as empresas do município de Cláudio e região, 21% têm a opinião que a construção do aeroporto as beneficiou muito (entre os que tomaram conhecimento o índice alcança 33%), 17% que as beneficiou um pouco (entre os que tomaram conhecimento o índice alcança 27%) e 10% que não as beneficiou (entre os que tomaram conhecimento o índice alcança 19%). Metade (52%) dos entrevistados não soube responder (entre os que tomaram conhecimento o índice alcança 21%).