Apenas 14% avaliam situação financeira do governo do RS positiva

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Um dos principais temas debatidos até o momento pelos candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, a situação financeira do Estado e seu endividamento foi tema de duas questões na mais recente pesquisa Datafolha. Pelo que sabem ou ouviram falar, 35% dos eleitores gaúchos avaliam a situação financeira do Rio Grande do Sul como ruim ou péssima, e 37%, como regular. Apenas 14% consideram a situação das finanças estaduais ótima ou boa, fatia igual a dos que não souberam opinar (14%).

Os eleitores se dividem sobre a influência que as propostas de renegociação das dívidas do Estado terão sobre seu voto. Para 23%, as propostas dos candidatos para renegociar a dívida do Rio Grande do Sul farão muita diferença em seu voto para governador, e outros 23% avaliam que farão pouca diferença. Uma parcela de 38%, porém, afirma que as propostas para o endividamento estadual não farão diferença em seu voto, e 16% não souberam opinar sobre o assunto. Na parcela dos mais escolarizados, 47% avaliam que as propostas para a dívida farão um pouco ou muita diferença, e 46% indica que não fará nenhuma diferença.

Os eleitores do Estado também foram consultados sobre a possibilidade de criação de uma empresa estatal, comandada pelo governo do Rio Grande do Sul, para administrar os pedágios de estradas gaúchas, e o assunto dividiu opiniões. São favoráveis à criação dessa estatal 43%, e outros 40% são contrários. Os demais 17% não opinaram. Entre os mais velhos 45% são favoráveis, e 33%, contra. Na parcela dos mais escolarizados, o número de contrários é maior (47%) do que a de favoráveis (41%) à ideia. Entre os que declaram voto em Ana Amélia, 45% são contra a proposta, e 43%, a favor. Na fatia de eleitores que preferem Tarso Genro, 52% são favoráveis, e 35%, contrários à criação da estatal.