Maioria acredita que Lula foi beneficiado por empresas em imóveis

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A maioria dos brasileiros tomou conhecimento das denúncias envolvendo a prestação de favores de construtoras na reforma de dois imóveis supostamente usados pelo ex-presidente Lula e membros da sua família. O caso que liga o petista ao apartamento tríplex no Guarujá reformado por construtoras é de conhecimento de 77% dos brasileiros, que se dividem entre aqueles bem informados sobre o assunto (26%), os mais ou menos informados (37%) e os mal informados (14%). Em relação às denúncias de suposto favorecimento ao ex-presidente Lula e sua família por construtoras na reforma de um sítio em Atibaia, 69% declaram ter tomado conhecimento, sendo que 28% estão bem informados, 30%, mais ou menos informados, e 11%, mal informados sobre o assunto.

Independente do grau de conhecimento sobre o assunto, 62% avaliam que o ex-presidente foi beneficiado pelas construtoras no caso da reforma do apartamento no Guarujá, sendo que 58% acreditam que, ao longo dos governos do PT, essas construtoras obtiveram benefícios. Os demais avaliam que Lula foi beneficiado pelas construtoras mas não houve benefício para elas ao longo dos governos petistas (2%), os que não sabem se houve benefício (2%), os que acreditam que o ex-presidente não foi beneficiado (13%) e os que preferiram não opinar sobre o tema (25%).

Na parcela dos que estudaram até o ensino superior, 80% consideram que houve benefício ao ex-presidente na reforma do triplex, e 77% acreditam que essas mesmas construtoras obtiveram benefícios ao longo das gestões petistas no plano federal. Entre os mesmos escolarizados, esses índices caem para 47% e 43%, respectivamente, e sobe para 36% a taxa dos que preferem não opinar sobre o tema. A avaliação dos mais ricos de que Lula foi beneficiado pelas empreiteiras na reforma do apartamento também fica acima da média (85%), assim como o índice dos que acreditam que essas empreiteiras obtiveram benefícios nos governos do PT (85%). Entre os simpatizantes do PT, 36% consideram que Lula foi beneficiado nesta reforma, 38%, que não foi beneficiado, e 26% não opinaram.

No caso das obras do sítio em Ibiúna frequentado por Lula e sua família, 58% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente foi beneficiado pelas construtoras com a reforma deste imóvel, sendo que 55% avaliam que essas empresas também foram beneficiadas ao longo de governos petistas no plano federal. Há ainda 1% que acredita que houve benefício ao petista mas não sabe se as empresas responsáveis pela reforma foram beneficiadas em governos petistas; 1% que acredita que não houve benefício a elas durante os governos do PT, apesar de verem benefícios ao ex-presidente na reforma; 13% que avaliam que o petista não foi beneficiado pelas construtoras; e 29% que não opinaram sobre o assunto.

Como no caso do apartamento no Guarujá, estratos mais escolarizados e mais ricos tendem a apontar benefício para Lula e sua família no sítio de Atibaia, e benefícios para as empresas responsáveis pela reforma do local durante os governos do PT. Entre os menos escolarizados e mais pobres, por outro lado, há um percentual maior de brasileiros que não opinam sobre o assunto, nem condenando nem absolvendo o ex-presidente.