80% querem cassação de Cunha

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa Datafolha mostra que oito em cada dez brasileiros adultos (80%) são favoráveis à cassação do mandato do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). São contrários à cassação do presidente da Câmara, 8%, são indiferentes, 3%, e não responderam, 9%. Os índices são próximos aos observados nas pesquisas anteriores. Na última pesquisa, em fevereiro, eram, respectivamente: 78% de favoráveis, 8% de contrários, 4% de indiferentes e 9% que não responderam.

A taxa de apoio à cassação do peemedebista é maior entre os que têm renda familiar mensal de mais de cinco a dez salários mínimos (91%), entre os mais escolarizados (89%) e entre os moradores da região Centro Oeste (85%).

Quanto à possibilidade de Cunha renunciar, 76% declararam que ele deveria renunciar ao cargo e 13%, que ele deveria permanecer no cargo - mesmo índice dos que não opinaram. Na comparação com a pesquisa anterior, de fevereiro de 2016, as taxas permaneceram estáveis, quando eram respectivamente, 76%, 12% e 12%.

No período, a avaliação do Congresso Nacional seguiu estável. A metade (48%) reprova o desempenho dos deputados federais e senadores que formam o atual Congresso Nacional (mesmo índice de fevereiro), 38% avaliam como regular e 8% aprovam (mesmos índices da pesquisa anterior). Uma parcela de 6% não respondeu.

Taxas de insatisfação mais altas são observadas entre os mais escolarizados (58%) e entre os mais ricos (65%).