Brasileiro quer se aposentar aos 60

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Apenas 23% dos brasileiros querem se aposentar depois dos 60 anos, taxa próxima à dos que querem se aposentar até 55 anos (21%). Há ainda 24% que gostariam de se aposentar entre 56 e 60 anos, uma fatia de 17% não opinou (entre os jovens, 24%), e 14% que já são aposentados.

Em média, a idade apontada como ideal pelos brasileiros para se aposentar é de 60 anos. Não há diferença significativa entre homens (61 anos) e mulheres (59 anos) nessa média, nem nas faixas de idade, escolaridade, renda e região do país pesquisados pelo Datafolha.

Para a maioria (59%), os brasileiros se aposentam mais tarde do que deveriam, e os demais se dividem entre os que avaliam que os brasileiros se aposentam na idade adequada (27%) e os que acreditam que se aposentam mais cedo do que deveriam (11%), além dos 3% que não opinaram. Entre os mais ricos, 24% avaliam que os brasileiros se aposentam muito cedo, índice que cai para 9% entre os mais pobres. Na região Sul, 15% acreditam que os brasileiros se aposentam mais cedo que deveriam, e na região Norte esse índice atinge 16%. No Nordeste, 8% têm a mesma opinião, em nível similar ao Sudeste (10%) e Centro-Oeste (12%).

Questionados se o governo deveria estabelecer uma idade mínima para os brasileiros se aposentarem, 53% declararam ser favoráveis à medida. Os contrários somam 43%, e 5% não opinaram. Novamente, há diferença entre a parcela de menor renda (52% a favor da idade mínima) e a de maior renda (62% favoráveis).

O estabelecimento da mesma faixa de idade mínima para a aposentadoria de homens e mulheres tem o apoio de 57% dos brasileiros, e há 41% que são contra uma medida dessa natureza, além de 2% que não opinaram. Não há diferença significativa entre homens (59%) e mulheres (56%) no apoio à mesma faixa de idade para homens e mulheres se aposentarem.