Pacote anticrime de Moro é desconhecido pela maioria

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

A maioria dos brasileiros adultos (62%) não tem conhecimento sobre o pacote anticrime elaborado pelo Ministério da Justiça. Da parcela que tem conhecimento (38%) sobre o conjunto de medidas de combate ao crime, 9% declararam estar bem informados sobre o assunto, 23% mais ou menos informados e 6% mal informados.

A taxa de conhecimento sobre o pacote anticrime cresce conforme aumenta o grau de instrução e a renda familiar mensal do entrevistado. Observam-se taxas de conhecimento mais altas entre os homens (45%), entre os moradores da região Sul (48%), entre os moradores de municípios com mais de 500 mil habitantes (49%), entre os que pretendem comprar uma arma de fogo (53%), entre os que possuem armas de fogo (55%), entre os mais instruídos (62%) e entre os mais ricos (77%).

Nesse levantamento, entre os dias 02 e 03 de abril de 2019, foram realizadas 2.086 entrevistas presenciais em 130 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro máxima no total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Um quarto (25%) avalia que o pacote anticrime, se aprovado, será muito eficiente no combate à criminalidade no país, para 33%, será um pouco eficiente, para 23%, será nada eficiente e 19% não opinaram. O índice de otimismo é mais alto entre os homens (33%), entre os mais ricos (40%), entre os que têm armas de fogo (42%), entre os que pretendem adquirir uma arma (43%) e entre os que aprovam a gestão Jair Bolsonaro (43%).

Entre os que que tomaram conhecimento do pacote anticrime, o otimismo é mais alto: 37% avaliaram que o pacote será muito eficiente, 40% um pouco eficiente, 20% nada eficiente e 3% não opinaram.