22% aprovam desempenho de novos deputados e senadores

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Após três meses, um quinto (22%) dos brasileiros adultos avalia como ótimo ou bom o desempenho do Congresso Nacional. Uma parcela de 41% avalia como regular o trabalho dos congressistas, 32% o avaliam como ruim ou péssimo e 5% não opinaram.

A aprovação alcança índices mais altos entre os que avaliam como ótimo ou bom a gestão de Jair Bolsonaro (41%). Já, a reprovação ao desempenho dos congressistas é mais alta entre os que estão insatisfeitos com o governo do ex-parlamentar (51%).Quando possível a comparação com legislaturas anteriores, num período de tempo semelhante, o atual índice de aprovação dos congressistas é recorde: em abril de 2015, a satisfação era de 11%, e em março de 2007, 16%.

Nesse levantamento, entre os dias 02 e 03 de abril de 2019, foram realizadas 2.086 entrevistas presenciais em 130 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro máxima no total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

No levantamento realizado em dezembro, 56% esperavam por um trabalho ótimo ou bom dos congressistas eleitos, 28%, por um trabalho regular e 8%, por um desempenho ruim ou péssimo. A expectativa foi a mais alta da série histórica do Datafolha.