55% reprovam gestão da segurança pública no Rio de Janeiro

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

A maior parcela dos moradores da cidade do Rio de Janeiro está insatisfeita com o desempenho do governo estadual, de Wilson Witzel (PSC), na área da segurança pública. Uma parcela de 55% avalia como ruim ou péssimo o desempenho, 29% como regular, 15% como ótimo ou bom e 1% não opinou.

Na comparação com a pesquisa anterior, do fim de março de 2018, a avaliação geral sobre o desempenho do governo estadual na área da segurança pública melhorou: a taxa de aprovação subiu 12 pontos (era 3%) e a taxa de reprovação caiu 30 pontos (era 85%). Vale lembrar que naquela data, o Rio de Janeiro completava um mês de intervenção federal, que transferiu a responsabilidade da área da segurança pública do governador, Luiz Fernando Pezão (MDB), para o interventor, Walter Souza Braga Netto.

Nesse levantamento, entre os dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2019, foram realizadas 872 entrevistas presenciais na cidade do Rio de Janeiro, em todas as regiões da cidade. A margem de erro máxima no total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na análise das variáveis socioeconômicas e atitudinais, observam-se diferenças significativas. A insatisfação com o governo estadual na área da segurança pública alcança índices mais altos entre as mulheres (64%) do que entre os homens (45%), entre os mais jovens (63%) do que entre os mais velhos (49%), entre os mais instruídos (62%) do que entre os menos instruídos (51%), entre os que reprovam a administração municipal de Marcelo Crivella (61%) do que entre os que a aprovam (36%), entre os que reprovam o governo estadual de Wilson Witzel (84%) do que entre os que a aprovam (18%) e entre os que reprovam o governo de Jair Bolsonaro (74%) do que entre os que a aprovam (35%).