Maioria está bem informada sobre coronavírus e defende isolamento total

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Pesquisa Datafolha mostra que quase a totalidade dos brasileiros adultos que possui celular (99%) tomou conhecimento do surto de coronavírus, que atingiu o país. Dessa parcela, 72% declararam que estão bem informados sobre o assunto (o índice aumenta conforme cresce o grau de instrução, a renda familiar mensal e a faixa etária do entrevistado), 24% mais ou menos informados e 3% estão mal informados. Uma parcela de 1% não tem conhecimento sobre o tema.

Nesse levantamento, nos dias 18, 19 e 20 de março de 2020, foram realizadas 1.558 entrevistas por telefone, com brasileiros de 16 anos ou mais, que possuem celulares, de todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.

Três em cada quatro entrevistados (74%) têm algum medo de ser infectado pelo coronavírus (entre os mais velhos o índice é de 66%), desses, 36% têm muito medo e 38% um pouco de medo. Um quarto (26%) não tem medo de ficar doente.

A maioria (83%) avalia que corre algum risco de se infectar com o coronavírus, desses, 20% avaliam como grande a chance de se contaminar, 33% como média e 30% como pequena a chance. Uma parcela de 12% avalia não ter chance de se infectar e 5% não opinaram.

Nove em cada dez (88%) avaliam como muito sério o surto de coronavírus no Brasil, 11% avaliam que não é motivo para tanta preocupação e 1% não opinou. Para 44%, os brasileiros de modo geral estão menos preocupados do que deveriam estar, para 34%, estão preocupados na medida certa e para 20%, estão menos preocupados do que deveriam. Uma parcela de 2% não opinou.

Os entrevistados ficaram divididos quanto ao número de mortes que o surto de coronavírus no Brasil poderá trazer. Para 45% haverá muitas mortes, para 46% haverá poucas mortes e 9% não opinaram.

A maioria (73%) dos brasileiros consultados também é a favor do governo proibir por algum tempo todas as pessoas de saírem às ruas, para diminuir o contágio pelo coronavírus. Há 24% que são contra a medida, e os demais são indiferentes (2%) ou não responderam (1%). As mulheres (79%) são mais favoráveis à medida dos que os homens (66%). Entre os que estão com muito medo de contrair covid-19, 83% apoiam o isolamento total da população, índice que cai para 72% entre quem está com um pouco de medo, e para 61% na parcela que não tem medo.