54% defendem Minhocão atual, e 30% preferem parque na via elevada

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Quase metade (46%) dos eleitores paulistanos já passou ou costuma passar pelo Elevado João Goulart, conhecido como Minhocão, no centro da capital paulista. Nesse grupo há 38% que passam ou já passaram de carro pela via elevada, e 12% que a utilizam ou já utilizaram para lazer, quando fica fechada para o trânsito de veículos.

Moradores do centro são os que mais utilizam ou já utilizaram a via (67%, sendo que 49% fizeram isso de carro, e 25%, para lazer), em nível próximo ao uso por moradores das regiões oeste (62% no geral, incluindo 53% que passaram de carro, e 21% para lazer) e norte (60%, sendo 50% de carro, e 16% de forma recreativa). Entre moradores da região leste, 42% costumam passar ou já passaram pelo elevado (35% de carro, e 11%, a lazer), e entre paulistanos da região sul esse índice é de 38% (32% de carro, 8% a lazer).

Informados de que há projetos que envolvem a transformação do Minhocão em parque, sua demolição total ou sua manutenção como está hoje, os eleitores paulistanos foram consultados sobre o destino da via que liga as regiões leste e oeste da capital. A maioria (54%) avalia que o elevado deveria ficar como está, 30% defendem que seja transformado em parque, e 7%, que seja demolido.

Na parcela que costuma passar ou já passou de carro pelo Elevado João Goulart, 64% defendem sua manutenção nos moldes atuais, 26% gostariam de vê-lo transformado em parque, e para 6% deveria ser demolido. Entre os que já utilizaram a estrutura para lazer, 47% gostariam que fosse mantido como está, 40% preferiam que fosse transformado em parque, e 9% querem a demolição.