Salários acumularam alta de 7,39% na Grande SP em 2012, acima da inflação

DE SÃO PAULO

O aumento médio dos salários entre janeiro a dezembro de 2012 foi de 7,39%, indicam os dados reunidos pelo Datafolha em sua pesquisa Bolsa de Salários.

O IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) registrou inflação acumulada na ordem de 5,1% no mesmo intervalo. Dessa forma, o aumento médio dos salários ficou 2,29 ponto percentual (p.p.) acima do índice de preços do consumidor.

Os maiores aumentos médios salariais registrados durante 2012 ocorreram nos meses de maio (1,5%), janeiro (1,35%) e novembro (1,1%).

Maiores reajustes médios:

Entre os dez grupos de ocupações da pesquisa, o grupo Ocupação da Produção, com 8,5%, registrou o maior reajuste médio, com destaque para a função de Operador de Eletroerosão (índice médio acumulado de 17,48%). Na segunda colocação, com reajuste médio de 7,75%), aparece o grupo de Administração, Vendas e Finanças, liderado pela função de Vendedor (média acumulada de 9,89%). Em seguida vem o grupo Ajudantes e Auxiliares, índice de 7,59%, com destaque para a função de Auxiliar de Crédito e Cobrança (índice médio acumulado de 10,8%).

Menores reajustes médios:

O grupo de Diretores e Gerentes, com reajuste de 6,6%, aparece entre os com reajuste médio mais baixo, com destaque para a função de Gerente Adjunto de Operações (índice médio acumulado de 2,8%). Um pouco acima aparece o grupo de Ocupações de Nível Superior, com reajuste médio de 6,82%, com destaque para a função de Médico Clínico Geral e Plantonista(**), com índice de 4,11%. O grupo Ocupações de Nível Médio teve reajuste médio de 6,85%, com destaque negativo para função de Editor de Texto, Imagem, TV e Vídeo(*), com índice médio de 0,59%.

(**) jornada de 4h/dia (*) jornada de 6h/dia.

Cargos com as maiores variações médias acumuladas no Mercado Geral

Dos 350 cargos analisados no Mercado Geral, o maior índice médio acumulado ficou para função de Operador de Eletroerosão (17,48%), pertencente ao segmento da indústria. Essa variação foi impulsionada pelas empresas participantes com este cargo, que tem data-base em novembro.

Os sindicatos que representam a função citada, e que tiveram os índices definidos e aplicados retroativos na data-base novembro, foram: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Osasco e Região, índice de 10%, homologado em novembro de 2011 e aplicado em janeiro de 2012.

Em novembro de 2012 foi homologado 8%, para o mesmo cargo acima, pertencente aos Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Guarulhos; e de Osasco, aplicado por algumas empresas no mesmo ano.

O segundo maior índice médio acumulado, 13,59%, ficou com a função de Operador de Torno Revólver, (também do grupo Ocupações da Produção), função esta concentrada no segmento da indústria, igual ao primeiro lugar.

Esta função teve seus índices aplicados de forma retroativa e na própria data-base, ou seja, índice de 10% definido em novembro de 2011 e aplicado em janeiro de 2012, e índice de 8% aplicado na própria data-base, em novembro de 2012.

A referida função é representada pelo Sindicato dos Empregados das Indústrias Metalúrgicas de Osasco; de Guarulhos; e de São Paulo.

Cargos com as menores variações médias acumuladas no Mercado Geral

Entre os índices médios acumulados, do total de 350 cargos pesquisados, ficou abaixo do IPC-Fipe, com índice de 5,1%, a função de Editor de texto, Imagem, TV e Vídeo(*), variação acumulada de 0,59% (grupo Ocupações de Nível Médio), presente no segmento de serviços, e representada pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, índice de 6,2%, homologado em dezembro de 2011, aplicado em janeiro de 2012; Sindicato dos Auxiliares da Administração Escolar do ABC; e de São Paulo, índice 6,9%; aplicado em duas partes 5,3% na data-base março e 1,6% em agosto. A empresa com a maior frequência de cargos para esta função, com datas-base em maio e dezembro, não teve o dissídio homologado pelo sindicato em 2012.

A segunda menor variação média acumulada, representada pela função de Técnico de Eletricidade, índice médio acumulado de 1,55% (grupo Ocupações de Nível Médio), e pertencente aos segmentos da indústria e serviços, representada pelo Sindicato da Indústria de Óleos e Vegetais e seus Derivados no Estado de São Paulo, índice de 8%; e Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de São Paulo, índice de 7%.

As empresas com as maiores frequências de cargos para as funções citadas, com datas-base em maio e dezembro, não tiveram os dissídios homologados pelos sindicatos, patronal e empregados, em 2012, refletindo assim na variação média anual.

(*) jornada de 6h/dia.

A reposição salarial, em 2012, ficou 0,69 p.p. menor, comparado ao ano de 2011.

Em 2012 o aumento médio acumulado dos salários foi de 44,9% contra 39,07% de 2011 (variação média acumulada dos salários em relação ao IPC-Fipe acumulado do mesmo período).

A variação acumulada do IPC-Fipe, 2012 em relação a 2011, foi negativa em 0,71 ponto percentual.