Salários tem variação de 0,45% entre novembro e dezembro na Grande SP

DE SÃO PAULO

A pesquisa Bolsa de Salários, realizada mensalmente pelo Instituto Datafolha, registrou aumento médio de 0,45% para os salários em geral entre novembro e dezembro.

Os índices aplicados variaram de 5% (complemento de dissídio de 8% referente ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarulhos) a 8,5% (dissídio linear pertencente ao Sindicato dos Empregados do Comércio de Osasco, de Guarulhos, e Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas, Medicamentos, Correlatos, Perfumarias, Cosméticos e Artigos de Toucador de São Paulo).

Entre os quatro segmentos analisados, o Comércio registrou variação média de 1,78%, seguido por Indústria (0,37%) e Serviços (0,34%). O segmento da Construção Civil não apresentou oscilação nas médias salariais.

Dos 350 cargos que compõem a amostra, 50,3% tiveram variações médias entre 0,1% a 6,5%, e os demais 49,7% se mantiveram inalterados.

Entre os grupos de ocupações pesquisados, o composto por profissionais de Administração, Vendas e Finanças ocupou o topo da lista, com variação média de 0,89%. Logo abaixo figuraram os grupos de Diretores e Gerentes (0,69%) e Ajudantes e Auxiliares (0,64%).